LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO DA PRAÇA DE ESPORTES PROF. JAIR CABRAL (ÁREA DA PISCINA)

754 palavras 4 páginas
LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO DA PRAÇA DE ESPORTES PROF. JAIR CABRAL (ÁREA DA PISCINA)

RIO DE JANEIRO, 27 DE MARÇO DE 2014.
ÍNDICE

Introdução 3
Desenvolvimento 4
Comentários Finais 7
Anexos 8

INTRODUÇÃO

Topografia (do grego, “Topos”, que significa lugar ou região, e “grapho”, que significa descrição), consiste na ciência que estuda todos os acidentes geográficos especificando suas localizações e situações na Terra. Estuda também métodos necessários para a descrição e representação das superfícies para sua cartografia. Ou seja, determina analiticamente as medidas de área e perímetros, localização, orientação, variações de relevo e representa esses dados em cartas topográficas.
A Topografia tem como principal objetivo representar através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo cálculo de área, norte magnético, acidentes geográficos, curvas de nível, relevo, metragem e etc. Tal planta deve ser elaborada pela utilização de equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica. Não devemos confundir Topografia com Geodésia, uma vez que a Topografia é usada para mapear pequenas superfícies de terra, enquanto a Geodésia mapeia grandes porções, levando em consideração a esfericidade da Terra.
É de extrema importância na construção civil uma vez que a real geometria e altimetria do terreno traz segurança ao engenheiro que for realizar um projeto. Um bom levantamento topográfico deverá apresentar todos os elementos existentes no local, desde curvas de nível, taludes e rochas como também, postes, edificações, muros e etc. Na fase de execução da obra, a topografia é o instrumento técnico usado para evitar erros.
Neste trabalho, devemos realizar o levantamento planimétrico de uma área do Cefet-RJ pelo método de triangulação. O Levantamento planimétrico é

Relacionados