LEVANTAMENTO FAUNÍSTICO DE INSETOS NECRÓFAGOS PRESENTES NO CAMPUS

1082 palavras 5 páginas
LEVANTAMENTO FAUNÍSTICO DE INSETOS NECRÓFAGOS PRESENTES NO CAMPUS DA UNESP - BAURU

BAURU
2012
Introdução

Estudos da entomofauna necrófaga são de grande importância para a ciência forense, sendo estes estudos potenciais ferramentas em análises de interesse legal. A ciência que se utiliza dos estudos dos artrópodes em procedimentos legais denomina-se entomologia forense. Os animais que visitam a carcaça durante o processo de decomposição são específicos para cada etapa, obedecendo a um padrão de sucessão previsível, por essa razão estes organismos fornecem informações importantes como a estimativa do Intervalo Pós Morte (IPM), a identificação e deslocamento do cadáver.
A entomofauna desempenha um importante papel na decomposição, ciclagem de nutrientes, produtividade secundária, fluxo de energia, polinização, dispersão de sementes, além de outros.
Devido à grande importância da entomologia forense é urgente que haja o desenvolvimento de conhecimentos, tais como, diversidade, frequência das espécies em diferentes épocas do ano e aspectos detalhados da biologia das espécies necrófagas para que possam ser utilizadas para revelar a causa, o modo, a localização e até o tempo de morte de um indivíduo (MIRANDA et al., 2006).
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo e isso reflete também na fauna associada a cadáveres. Além disso, cada bioma tem sua fauna e condições locais próprias, o que exige o estudo das entomofaunas regionais, principalmente dípteros e besouros e seus padrões de sucessão em cadáveres, antes da aplicação das técnicas de Entomologia Forense.
Esse trabalho teve como objetivo levantar as ordens de insetos necrófagos de interesse forense presentes no campus da universidade.

Objetivos
Este estudo teve como objetivo principal realizar um levantamento preliminar da entomofauna necrófaga, e assim determinar quais espécies de insetos poderiam ter potencial importância forense.

Relacionados

  • trabalho finalizado
    26850 palavras | 108 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas