Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas na medicina popular da comunidade vila princesa no município de porto velho - ro

525 palavras 3 páginas
1 INTRODUÇÃO

O conhecimento sobre plantas medicinais simboliza muitas vezes o único recurso terapêutico de muitas comunidades e grupos étnicos. O uso de plantas no tratamento e na cura de enfermidades é tão antigo quanto à espécie humana. Ainda hoje nas regiões mais pobres do país e até mesmo nas grandes cidades brasileiras, plantas medicinais são comercializadas em feiras livres, mercados populares e encontradas em quintais residenciais.
Aliar o conhecimento popular ao científico em busca de novos medicamentos farmacoterápicos e fitoterápicos é um dos principais caminhos para o sucesso de pesquisas na área de plantas medicinais. Isso é benéfico para as famílias que habitam os ecossistemas florestais, que podem obter dos recursos naturais e da sua conservação seu desenvolvimento sustentado, e para a população em geral, pelo acesso a novos e eficazes remédios.
As práticas terapêuticas estão ligadas ao próprio desenvolvimento do ser humano enquanto, espécie de ampla dispersão mundial existem há milhares de anos. Estas práticas e o uso de plantas medicinais representaram um marco determinante no estabelecimento do ser humano na face da terra e estabeleceram uma alteração significativa na relação ser humano/natureza.
A grande maioria das famílias têm alguma planta medicinal cultivada em sua horta doméstica, para qualquer eventualidade. As ervas aromáticas e condimentares também são utilizadas com muita freqüência no preparo de alimentos, dando-lhes aroma, sabor ou aspecto mais agradável, além de ajudar na conservação dos alimentos.
A maioria das plantas medicinais utilizadas pela população são nativas, crescendo espontaneamente nas mais diferentes formações vegetais do País. A coleta indiscriminada dessas plantas nativas pode levá-las à extinção. Essa atividade, feita normalmente por leigos, além da possibilidade de depredação do patrimônio genético vegetal, aumenta a possibilidade de engano do material coletado, com espécies vegetais trocadas. Além disso, o

Relacionados

  • Etnobotânica de plantas medicinais de curiaú
    42367 palavras | 170 páginas
  • A temática indigena
    181985 palavras | 728 páginas
  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas