Levantamento de macro e micro vertebrados do rio Itaquarichin

2114 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
URI- CAMPUS DE SANTO ÂNGELO
PÓS- GRADUAÇÃO EM LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LEVANTAMENTO DE MACRO E MICRO INVERTEBRADOS NO

LEVANTAMENTO DE MACRO E MICRO INVERTEBRADOS

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento econômico a qualquer custo gerou mudanças impactantes no contexto ambiental, veio questionar a racionalidade e os paradigmas teóricos que impulsionaram e legitimaram o crescimento econômico negando a natureza (LEF, 2001).
A preocupação com a questão ambiental, é decorrente dos grandes impactos ambientais, assim fez surtir avanços significativos nos últimos anos, tendo na legislação brasileira do meio ambiente uma referencia importante para garantir e dar sustentação as ações da sociedade e do poder público da conscientização, defesa e preservação do ecossistema.
O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma avaliação e levantamento da diversidade de macro e micro invertebrados ao longo do leito do rio itaquarinchin, assim podendo originar ações políticas de conservação das áreas ambientais.
A avaliação da diversidade de habitats é importante ferramenta na abordagem de saúde de ecossistemas, devido a forte relação entre a disponibilidade de habitats e a biodiversidade aquática. O termo biodiversidade representa a diversidade biológica, podendo ser definida como a variabilidade entre os organismos vivos. E devem ampliar o conceito de diversidade de espécie e abundancia relativa de cada espécie.
A diversidade de vegetação natural relativamente protegida pela ação antropica, exibem um rio que passa próximo a cidade de são Miguel das Missões com uma vegetação de maior porte, mata ciliar bem acentuada , áreas úmidas facilitando a disseminação de novas espécies, ambiente propicio e acolhedor para fauna e flora, no qual tem um propósito de levantamento de macro e micro invertebrado para ser estudado e originar políticas de conservação das áreas

Relacionados