LEVANTAMENTO DA FLORA HERBÁCEA-SUBARBUSTIVA DE UM TRECHO DA MARGEM DO RIO PARNAÍBA - PI

Páginas: 9 (2181 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: SISTEMÁTICADOS FANERÓGAMOS
PROFESSORA: SILVIA MARIA COLTURATO BARBEIRO
BLOCO: VI TURNO: NOITE








LEVANTAMENTO DA FLORA HERBÁCEA-SUBARBUSTIVA DE UM TRECHO DA MARGEM DO RIO PARNAÍBA - PI

Aline Raquel Lopes Medina
André Luis França Borralho
CyntiaSuzanne de Sousa Santos
Jardilson Moreira Brilhante
Karolynne de Oliveira Lima Soares
Marcones Ferreira Costa






Teresina (PI), 27 de junho de 2012.
SUMÁRIO




Introdução
2
Material e Métodos
4
Resultado e Discussão
5
Conclusão
9
Referências Bibliográficas
10















INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, tem selevado em considerações estudos comalvo em ambientes ciliares ribeirinhos, buscando-se determinar as possíveis influências bióticas e abióticas causadoras e mantenedoras da sua heterogeneidade ambiental e florística. Os levantamentos florísticos são importantes para o conhecimento da biodiversidade das unidades de conservação. O acelerado processo de expansão urbana sobre os remanescentes naturais resultam diretamente na perda dopatrimônio natural.
As formações ciliares apresentam um desempenho relevante na manutenção da integridade dos ecossistemas locaise representam importantes áreas de preservação de espécies animais, vegetais e deconservação dos recursos naturais (Montaget al. 1997; Johnson et al. 1999; Lima &Gascon 1999; Lima &Zakia 2000; Kageyama&Gandara 2000). Estas matas, mesmo sendo protegidas sob lei ambientalespecífica, continuam sendo degradadas, principalmente por ação do homem.
O Estado do Piauí está localizado na parte oeste do Nordeste brasileiro, com uma área de 252.358 km2, representando 2,95% do total do território nacional (CEPRO). Seus pontos extremos são: ao norte, oceano atlântico; ao sul, o estado da Bahia e o do Tocantins; ao leste, o Ceará e Pernambuco e; ao oeste, o estado doMaranharão. Suas formações vegetais sofrem a influência de diferentes domínios, como o Amazônico, o do Planalto Central e o do Nordeste, caracterizando-se por apresentar grande diversidade de ecossistemas, como áreas de transição entre mata de babaçu/cerrado, mata seca/cerrado e cerrado/caatinga.
O principal rio que banha o Estado, é o rio Parnaíba, com nascente na chapada das Mangabeiras, fronteira doPiauí com Tocantins, numa altitude de 709 metros, com curso do Sul para o Norte.

O presente trabalhoteve por objetivo realizar o levantamento florístico dasespécies herbáceas-subarbustivasda margem direita do rio Parnaíba no Estadodo Piauí.


MATERIAL E MÉTODOS
Área de estudo
O local de coleta abrange um pequeno trecho da margem direitado Rio Parnaíba, na Avenida Maranhão, distandoaproximadamente 0,5 km da Universidade Estadual do Piauí, localizado na cidade de Teresina (Latitude: -5º4’ 41.23’’; Longitude: -42º 49’ 48.39’’).
De acordo com a classificação climática de KÖPPEN, o clima de Teresina é do tipo tropical e chuvoso. O período chuvoso nesta área inicia-se no mês de janeiro e prolonga-se até o mês de maio, tendo como seu trimestre mais chuvoso os meses defevereiro/março/abril e, embora a precipitação pluviométrica média anual seja relativamente alta (1.361,3 mm), este valor fica prejudicado devido sua distribuição temporal concentrada e irregular. (Políticas Públicas e suas Intervenções no nível municipal em Agricultura Urbana na cidade de Teresina, Piauí, Brasil-Estudo de caso: Hortas comunitárias, 2000).
Em relação ao solo da região, estudos realizadospela SUDENE (1997) situamo município de Teresina na parte central da Bacia Sedimentar Paleozóica do Maranhão-Piauí, sob domínio de duas formações geológicas. As unidades de solo que predominam nesta região são: o Latossolo Vermelho-Amarelo e o Podzólico Vermelho-Amarelo, ambos com textura média. O Latossolo Vermelho-Amarelo costuma ocorrer nos trechos planos domunicípio, especificamente numa faixa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • levantamento topográfico da margem direita do rio são francisco
  • Levantamento de Flora
  • Levantamento de flora
  • o rio parnaíba
  • Rio Parnaiba
  • Rio Parnaíba
  • Museu do Trem de Parnaíba-PI
  • Modelo Alvar Levantamento PIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!