LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO: NEUROCIÊNCIAS E NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

2164 palavras 9 páginas
FMU
CURSO DE NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO:
NEUROCIÊNCIAS E NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

SÃO PAULO 2014

A aprendizagem é um processo cognitivo que tem sido objeto de estudo, pois é a capacidade que nos distingue de outros animais. Ela ocupa um lugar fundamental na vida do ser humano e é por meio dela que temos contato com o mundo. Estudos a respeito do cérebro já nos permitem entender os processos de aprendizagem, um ganho para os educadores que agora possuem uma ferramenta para melhorar o ensino e a aprendizagem de crianças com ou sem problema cognitivo.
O processo de aprendizagem pode abranger: a memória, a compreensão, a comunicação, o pensamento, a concentração e a orientação temporal e espacial.
Na escola o indivíduo apresenta diferentes formas de aprender e a aprendizagem faz parte do processo de apropriação de várias informações que ficam guardadas na memória.
Cabe ressaltar que os aspectos emocionais são partes fundamentais desse processo como: segurança, autoestima, interesse, autonomia, sociabilidade e atitudes comportamentais.
Para desenvolver esta cognição é necessário que se tenham várias experiências com o meio que a cerca, inclusive as experiências afetivas que estarão diretamente interligadas com estas áreas do conhecimento. Para tanto esta estimulação deve começar desde cedo, pois assim a aprendizagem se dará de forma mais fácil, ou seja, o processo de atenção e memória, a formação de conceitos, a capacidade de resolver problemas, a expressão de pensamentos, entre outros.
E como a Neurociência pode contribuir nesse processo? Aplicada à Educação, a Neurociência pode ser compreendida como estudo da estrutura do desenvolvimento, da evolução e do funcionamento do sistema nervoso. Ela vai investigar o processo de como o cérebro aprende e lembra de diferentes tipos de informações.

Relacionados