Levantado do Chão - Saramago

Páginas: 16 (3974 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
LEVANTADO DO CHÃO – JOSÉ SARAMAGO


1. Biografia de José Saramago
Saramago nasceu na vila de Azinhaga, no conselho de Golegã, de uma família de agricultores em 16 de novembro de 1922. Passou grande parte de sua vida em Lisboa (a família se muda em 1924). Em razão de dificuldades econômicas não realiza curso superior, apesar de demonstrar desde cedo vasto interessepela literatura e cultura em geral. Sua grande curiosidade pelo mundo o acompanha até o falecimento. Formado em escola técnica, o seu primeiro emprego é de serralheiro mecânico. Em vida, realizava visitas constantes a Biblioteca Municipal Central, localizada no Palácio Galvéias.
Aos 25 publica seu primeiro romance Terra do Pecado (1947); ano que também marca o nascimento de sua primeirafilha,Violante,advinda do primeiro casamento de Saramago com Ilda Reis. Durante tal período, o romancista trabalhava como funcionário público. Entre 1970 e 1986, viveu ao lado da escritora Isabel da Nóbrega. Em 1986 conhece a jornalista e tradutora espanhola Maria Del Pilar Del Río Sánchez, com quem vive até a morte. A partir de 1955 passa a realizar traduções de Hegel, Tolstói e Baudelaire por razõesfinanceiras.
Após Terra do Pecado, apresenta o romance Clarabóia ao seu editor, que é rejeitado e vêm a público somente em 2011. Dezenove anos depois, e trabalhando como funcionário da Editorial Estudos Cor,troca a prosa pela poesia ao lançar a obra Poemas Possíveis. Em um espaço de cinco anos publica, sem grande destaque, Provavelmente Alegria (1970) e O ano de 1993 (1975). Troca de emprego paratrabalhar no Jornal de Notícias (DN) e depois no Diário de Lisboa. Em 1975, retorna ao DN como diretor-adjunto, onde permanece durante dez meses até a intervenção dos militares portugueses na publicação (reagindo aos que consideravam os excessos da Revolução dos Cravos) levando a demissão de vários funcionários. Com a perda do emprego, Saramago decide dedicar-se exclusivamente à literatura.
Da suaépoca dos jornais destacam-se 4 crônicas: Deste mundo e do outro (1971), A bagagem do viajante (1973) , As opiniões que o DL teve (1974) e Os apontamentos (1976).
Retorna ao mundo da prosa ficcional em 1977 com Caligrafia e Manual de Pintura. Suas marcas características só apareceriam em O levantado do chão (1980), onde retrata a vida de privações da população do Alentejo.
Conquista a atenção deleitores e críticos com o romance Memorial do Convento. Saramago mescla elementos reais com personagens fictícios. O contraste entre a aristocracia e o povo honesto e trabalhador serve de metáfora a tradicional luta de classes marxista. Identificamos na obra uma forte crítica a igreja católica, uma instituição manipuladora que constrói guerras.
De 1980 a 1991, Saramago publica 4 romances queremetem a fatos da realidade material, problematizando a interpretação da história considerada oficial. O ano da morte de Ricardo Reis (1984),relata as andanças de um dos heterônimos de Fernando Pessoa por Lisboa; A jangada de pedra (1986), questiona o papel ibérico na CEE através da metáfora da península ibérica fora da Europa e encontrando sua posição entre a velha Europa e a América; história docerco de Lisboa (1989), em que um revisor escreve um “não” no texto histórico que está corrigindo, mudando-lhe o sentido; O evangelho segundo Jesus Cristo (1991), onde reescreve o livro sagrado sob a óptica de um Cristo que não é divino e que questiona o lugar de Deus, do cristianismo, da morte e do sofrimento.
Entre 1995 e 2005, publica mais seis romances, começando uma fase na qual os enredos nãose desenrolam mais em locais específicos e personagens dos anais da história não estão presentes. São eles: Ensaio sobre cegueira (1995), Todos os nomes (1997), A caverna (2001), O homem duplicado (2002), Ensaio sobre a lucidez (2004), As intermitências da morte (2005). Aqui Saramago procura investigar os caminhos da sociedade contemporânea, questionando a sociedade capitalista e a morte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A metaficção em levantado do chão: josé saramago
  • Chão
  • Saramago
  • Saramago
  • Saramago
  • Saramago
  • Saramago
  • Saramago

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!