Lev Vygotsky

Páginas: 2 (314 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Para Vygotsky, o desenvolvimento do conhecimento dá-se de fora para dentro, quer dizer, para ele a linguagem antecede a inteligência. Em sua teoria não há fases, ele postulou quatroplanos genéticos, que são como entradas do desenvolvimento que todo indivíduo passa no processo de desenvolvimento:
Filogênese: história da espécie animal (humana);
Ontogênese: históriado Ser, segundo suas características biológicas;
Sociogênese: história da cultura que o indivíduo está inserido;
Microgênese: são processos microscópicos pertinente a cada indivíduo. Porexemplo, quando uma criança aprende a amarrar o sapato, existe a microgênese do ato de amarrar o sapato daquela criança.
Vygotsky diz em sua teoria que o homem não se relacionadiretamente com o meio/objetos, mas que essa relação é mediada: por instrumentos (por exemplo, ao utilizar uma faca para cortar um pão) ou por signos (que é a representação simbólica), osmediadores fazem a intermediação da pessoa e o mundo. A linguagem para Vygotsky é um instrumento de intermediação e de relação direta com o próprio desenvolvimento psicológico.
Descreveu tambéma Z.D.P. (Zona de Desenvolvimento Proximal) aonde ele evidencia a necessidade da interação social no processo de aprendizagem. Este conceito diz que a criança possui um conhecimento reale um potencial, que ela é capaz de desenvolver, mas que precisa de um intermediário que possibilite este acontecimento. Essa teoria é importante para a atuação do professor poisvaloriza/enfatiza o seu papel intermediador, peça fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
Tanto Piaget quanto Vygotsky sustentam que a inteligência é construída a partir das relaçõesrecíprocas do homem com o meio, contudo há uma diferença marcante entre ambos, o fator cultural, que para Vygotsky é determinante.
Portanto Vygotsky, é um teórico sócio-construtivista.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lev vygotsky
  • Lev vygotsky
  • Lev vygotsky
  • Lev Vygotsky
  • Lev Vygotsky
  • Lev vygotsky
  • Lev Vygotsky
  • Lev vygotsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!