Lev Vygotiski

Páginas: 54 (13445 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Teoria do Desenvolvimento Social (Vygotsky)
Postado em teorias construtivistas , teorias de aprendizagem social | 1 comentário
Resumo: Teoria Desenvolvimento Social argumenta que a interação social precede o desenvolvimento, a consciência e cognição são o produto final de socialização e de comportamento social.
Autor: Lev Vygotsky (1896-1934).
Termos-chave: Zona de Desenvolvimento Proximal(ZDP), mais conhecedor Outros (MKO)
Teoria do Desenvolvimento Social de Vygotsky
Teoria do Desenvolvimento Social de Vygotsky é o trabalho do psicólogo russo Lev Vygotsky (1896-1934), que viveu durante a Revolução Russa. A obra de Vygotsky foi amplamente Desconhecido para o Ocidente, até que foi publicado em 1962.

 A teoria de Vygotsky é um dos fundamentos do construtivismo. Ele afirma trêsgrandes temas:
Principais temas:
1. Interação social desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento cognitivo.Em contraste com o entendimento de Jean Piaget do desenvolvimento da criança (em que o desenvolvimento precede necessariamente aprendizagem), Vygotsky sentiu aprendizagem social precede o desenvolvimento. Ele afirma: "Cada função no desenvolvimento cultural da criançaaparece duas vezes: primeiro no nível social e, depois, no nível individual, primeiro entre pessoas (interpsicológica) e depois no interior da criança (intrapsicológico)." (Vygotsky, 1978 ).
2. Quanto mais conhecimento Outros (MKO). O MKO refere-se a qualquer pessoa que tenha uma melhor compreensão ou um nível de habilidade maior do que o aluno, no que diz respeito a uma determinada tarefa, processo,ou conceito. O MKO é normalmente considerada como sendo um professor, treinador ou adulto mais velho, mas o MKO também poderia ser pares, uma pessoa mais jovem, ou mesmo computadores.
3. A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). A ZDP é a distância entre a capacidade do aluno para realizar uma tarefa sob a orientação de adultos e / ou com a colaboração dos colegas e capacidade do aluno resolver oproblema de forma independente. De acordo com Vygotsky, a aprendizagem ocorreu nesta zona.
Vygotsky centrou-se nas conexões entre as pessoas eo contexto sociocultural em que atuam e interagem em experiências compartilhadas (Crawford, 1996). De acordo com Vygotsky, os seres humanos usam ferramentas que se desenvolvem a partir de uma cultura, como a fala ea escrita, de mediar seus ambientessociais. Inicialmente, as crianças desenvolvem essas ferramentas para servir apenas como funções sociais, formas de comunicar necessidades. Vygotsky acreditava que a internalização destes instrumentos levou à capacidade de raciocínio mais elevadas.
Aplicações da Teoria de Desenvolvimento Social do Vygotsky
Muitas escolas têm tradicionalmente realizada uma transmissionist ou modelo instrucionista emque a informação um professor ou professor "transmite" aos estudantes. Em contraste, a teoria de Vygotsky promove contextos de aprendizagem em que os estudantes desempenham um papel ativo no aprendizado. Papéis do professor e do aluno são, portanto, mudou de posição, como um professor deve colaborar com os seus alunos, a fim de ajudar a facilitar a construção de significados dos alunos. Aprender,portanto, torna-se uma experiência de reciprocidade para os alunos e professores.


Para mais informações, consulte:
Driscoll, MP (1994). Psicologia da Aprendizagem para a instrução. Needham, MA: Allyn & Bacon.
Crawford, K. (1996), Vygotsky se aproxima para o desenvolvimento humano na era da informação. Estudos e Pesquisas Educacionais em Matemática. (31) 43-62.
Vygotsky, LS (1978). Mente esociedade: O desenvolvimento dos processos mentais superiores. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Wertsch, James V. Sohmer, Richard. (1995). Vygotsky sobre aprendizagem e desenvolvimento.Desenvolvimento Humano. (38) 332-37.



Disponível em http://www.learning-theories.com/vygotskys-social-learning-theory.html, acesso em 27/08 as 13:07.
















Psicólogo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vygotiski
  • LEV VYGOTSKY
  • Lev Vygotsky
  • Lev Vygotsky
  • Lev vygotsky
  • Lev wigotsky
  • Lev Vygotsky
  • Lev vygotsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!