Lev manovich e letramento midiático

4117 palavras 17 páginas
LEV MANOVICH E LETRAMENTO MIDIÁTICO PARA SURDOS: UM DIÁLOGO SEM FRONTEIRAS
O livro “O Chip e o Caleidoscópio - Reflexões sobre as novas mídias (2005, editora Senac), reúne uma série de artigos de vários autores, organizados por Lúcia Leão. Entre eles, “Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições, de Lev Manovich.
Lev Manovich é crítico literário e professor universitário russo, estabelecido nos Estados Unidos, pesquisador na área de novas mídias, mídias digitais, design e estudos do software. Mudou-se nos anos de 1980 para os EUA, onde realizou seus estudos em cinema e computação. Autor de mais de 90 artigos que foram reproduzidos mais de 300 vezes em diversos países. Atualmente é Professor de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego e Diretor do Grupo de Software Studies no Califórnia Institute for Telecomunications and Information Tecnology.
No presente ensaio o Professor Lev Manovich ratifica pontos importantes sobre novas mídias e, entre as dez definições, propõe uma discussão sobre o futuro da expressão “Nova Mídia”:
“As novas mídias são objetos culturais que usam a tecnologia computacional digital para distribuição e exposição. Portanto, a internet, os sites, a multimídia de computadores, os jogos de computadores, os CD-ROM e o DVD, a realidade virtual e os efeitos especiais gerados por computador enquadram-se todos nas novas mídias. Outros objetos culturais que usam a computação para a produção e o armazenamento, mas não para a distribuição final- programas de televisão, filmes de longa metragem, revistas, livros e outras publicações com base no papel, etc-, não são novas mídias.” (Manovich, p.27)
O autor, neste ensaio, discute não somente a definição de novas mídias, mas também a expressão em si.
Manovich afirma que cada vez mais áreas da cultura dependem da computação para a distribuição, “por exemplo, a mudança da televisão analógica para a digital, a mudança da projeção de filmes com base em película para a projeção digital

Relacionados

  • inclusão
    13469 palavras | 54 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas