Lev manovich e letramento midiático

Páginas: 17 (4117 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
LEV MANOVICH E LETRAMENTO MIDIÁTICO PARA SURDOS: UM DIÁLOGO SEM FRONTEIRAS
O livro “O Chip e o Caleidoscópio - Reflexões sobre as novas mídias (2005, editora Senac), reúne uma série de artigos de vários autores, organizados por Lúcia Leão. Entre eles, “Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições, de Lev Manovich.
Lev Manovich é crítico literário e professor universitário russo,estabelecido nos Estados Unidos, pesquisador na área de novas mídias, mídias digitais, design e estudos do software. Mudou-se nos anos de 1980 para os EUA, onde realizou seus estudos em cinema e computação. Autor de mais de 90 artigos que foram reproduzidos mais de 300 vezes em diversos países. Atualmente é Professor de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego e Diretor do Grupo deSoftware Studies no Califórnia Institute for Telecomunications and Information Tecnology.
No presente ensaio o Professor Lev Manovich ratifica pontos importantes sobre novas mídias e, entre as dez definições, propõe uma discussão sobre o futuro da expressão “Nova Mídia”:
“As novas mídias são objetos culturais que usam a tecnologia computacional digital para distribuição e exposição. Portanto, ainternet, os sites, a multimídia de computadores, os jogos de computadores, os CD-ROM e o DVD, a realidade virtual e os efeitos especiais gerados por computador enquadram-se todos nas novas mídias. Outros objetos culturais que usam a computação para a produção e o armazenamento, mas não para a distribuição final- programas de televisão, filmes de longa metragem, revistas, livros e outras publicações combase no papel, etc-, não são novas mídias.” (Manovich, p.27)
O autor, neste ensaio, discute não somente a definição de novas mídias, mas também a expressão em si.
Manovich afirma que cada vez mais áreas da cultura dependem da computação para a distribuição, “por exemplo, a mudança da televisão analógica para a digital, a mudança da projeção de filmes com base em película para a projeção digitalnos cinemas, os livros eletrônicos, etc.” e que talvez seja só isso que elas tenham em comum, em se tratando de “nova mídia”, ou seja, talvez se mantenham com suas características, talvez criem uma estética diferente por conta da computação, mas ainda assim própria a elas. Portanto, apenas se essa cultura de nova mídia tiver algum elemento comum a todos, além do computador, é que a expressão“nova mídia” será uma categoria útil, caso contrário, cairá em desuso, pois tudo será nova mídia.
O pesquisador, no ensaio, apresenta as cinco principais diferenças entre velha e nova mídia. São elas: a representação digital, a modularidade, a automação, a variabilidade e a transcodificação.
A representação digital consiste em representar todos os objetos de nova mídia em códigos digitais numéricos,de tal forma que esse objeto possa ser descrito de forma matemática e seja um algoritmo manipulável. Isto é, por meio de números, pode-se ter acesso, criar e modificar os tais objetos, porque eles são programáveis.
A respeito da modularidade, os objetos são criados em módulos, pequenas unidades independentes que, juntos formam o todo. Com isso, pequenas partes podem ser modificadas sem interferirno resto. A internet é um exemplo de modularidade, pois consiste em páginas, cada qual com seus elementos que podem ser acessados de modo independente.
A automação são os recursos prontos que softwares, como o photoshop, permitem usufruir seus filtros, correções automáticas de cor e contraste. Tais softwares são encontrados em programas de inserção de objetos em 3D como árvores, pássaros,pessoas, neve, enfim, ‘’conjuntos’’ de coisas que preenchem o quadro de um filme e são criados de modo automático. Estes conjuntos são uma ferramenta pronta desse software. Essa é chamada de automação de ‘’baixo nível’’. Enquanto as automações de ‘’alto nível’’ requerem que o computador entenda o significado de algumas operações, como exemplo tem-se a inteligência artificial (AI) dos games, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • letramento midiatico
  • A interação como evento estético
  • Texto midiático
  • Midiático poder
  • consumo midiatico
  • O poder midiatico
  • LEV VYGOTSKY
  • Missianismo Midiático

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!