Leucoplasias

Páginas: 2 (284 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

Alunas: Aline Hasper, Carla Lima, Cássia Sigrist, Dayane, Paula Queiróz, Thayse - 4° Semestre de Odontologia (UNIP)

INTRODUÇÃO:

Leucoplasia. De acordo com seu termo clínico, é indicada pelapresença de uma mancha ou placa branca na mucosa bucal, não podendo ser retirada com facilidade e clinicamente também não deve ser caracterizada como qualquer doença.

OBJETIVO:

Descrever arespeito dos aspectos clínicos e histopatológicos das Leucoplasias.

MÉTODOS:

Através da revisão bibliográfica utilizada como material e método para este trabalho, apresentaremos a forma pilosa dadoença.

DISCUSSÃO:
Descrita em 1981 como uma lesão branca inusitada, que ocorre nas bordas laterais da língua, predominantemente em homossexuais. Representa uma infecção oportunista com a presençado vírus Epstein-Barr (VEB), encontrado quase que de maneira exclusiva em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Clinicamente falando, na maioria dos casos são localizadasnas bordas laterais da língua, raramente podendo ocorrer na mucosa jugal, assoalho da boca ou palato. Em casos mais graves, nos quais o dorso da língua pode ser envolvido pelo processo. o indivíduopode verificar a lesão e consultar o dentista.
Histologicamente, é comum observar hifas de C. albicans se estendendo para as camadas superficiais de células epiteliais. Abaixo da superfície na camada decélulas espinhosas, as células apresentam-se degeneradas em balão e halo claro perinuclear. Estudos imunopatológicos apresentam a presença do VEB nessas células, mostrando inclusões nucleares ehomogeneização basofílica.

CONCLUSÃO:

O diagnóstico clínico da Leucoplasia pilosa inclui a Leucoplasia Hidiopática, Hiperceratose Friccional e Leucoplasia associada ao tabagismo e possivelmente, areação ceratótica associada a interações eletroquímicas.
Não há tratamento específico para Leucoplasia Pilosa, sendo importante a confirmação do seu diagnóstico por ser um sinal precoce de AIDS....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leucoplasia Pilosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!