Leucemia Linfoblastica Aguda2 Novo

583 palavras 3 páginas
Leucemia Linfoblastica Aguda
Leucemia linfoblástica aguda (LLA) é uma neoplasia na qual linfoblastos leucêmicos acumulam-se na medula óssea. É a neoplasia maligna mais comum na infância com 75 % dos casos ocorrendo antes dos seis anos. Oitenta e cinco por cento dos casos tem origem em células de linhagem B, os restantes em células de linhagem T.
A primeira mutação genética em muitos casos ocorre in útero com evento genético secundário ocorrendo mais tarde, na infância, possivelmente com reação a uma infecção.
ASPECTOS CLÍNICOS
Os aspectos clínicos decorrem das duas consequências principais da proliferação leucêmica :
- Insuficiência da medula óssea
*anemia (palidez,letargia e dispneia )
*neutropenia(febre,mal –estar ,infecções da boca ,da garganta,da pele e das vias aéreas, da região perianal, ou outras)
*trombocitopenia (esquimoses espontâneas, púrpura, sangramento gengival e menorragia)
-Infiltração de órgãos
Dor óssea, linfonodopatia, esplenomegalia moderada, hepatomegalia, síndrome meníngea (cefaleia, naúseas e vômitos, visão turva, diplopia). Há febre na maioria dos pacientes, geralmente melhora após o começo da quimioterapia. O exame do fundo de olho pode mostrar edema de papila e, algumas vezes, hemorragia. Manifestações menos comuns incluem tumefações testicular na LLA-T, há sinais de compressão no mediastino. Se houver predomínio de massas solidas linfonodais ou extranodais com maior de 20% de blastos na medula óssea, a doença denomina-se linfoma linfoblástico mas é tratada como LLA.
ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS
A incidência é máxima entre os três e os sete anos, com 75% dos casos ocorrendo antes dos 6 anos; há uma elevação secundária de incidência após os 40 anos. Oitenta e cinco por cento dos casos são de linhagem B (LLA – B) e tem incidência igual em ambos os sexos; há uma predominância masculina nos 15 % de casos de LLA de células T (LLA – T).
ALTERAÇÕES CITOGENÉTICAS NO PROGNÓSTICO/DIAGNÓSTICO
Análise citogenética mostra uma frequência

Relacionados