Letras curso

Páginas: 6 (1471 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo - UNIESP
LETRAS
3°LETMA
Diciplina:Fundamentos da Didática
Resumo:- Procedimentos de ensino-aprendizagem Individualizantes,Socializantes e Socioindividualizantes

Capítulo 8 - Procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes

O procedimentos de ensino aprendizagem individualizantes começa pela aula expositiva, por ser um dosprocedimentos de ensino mais tradicionais, e também mais difundido nos vários graus escolares. O método expositivo consiste na apresentação oral de um tema, logicamente estruturado e segundo o professor Nerici a exposição assume duas posições didáticas.
A aula expositiva pode ser usada nas seguintes situações:
- Na transmissão de informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica comeconomia de tempo na introdução de um novo conteúdo, dando uma visão global do assunto e esclarecendo dúvidas. No planejamento expositivo, selecionando as informações que pretende transmitir e organizar a sequência de ideias em função do tempo disponível.
O Professor deve elaborar roteiro contendo tarefas operatórias que mobilizam e dinamizem as operações cognitivas que são aquelas que se referiamá mobilização e ativação de operações mentais,no sentindo amplo que Jean Piaget dá ao termo. O método Montessori que é um método dedicado ao estudo e tratamento de crianças deficiente, criando procedimentos de ensino para facilitar a aprendizagem dessas crianças.

Capítulo 9 - Procedimentos de ensino-aprendizagem socializantes

Jogos; O uso de jogos na sala de aula ajuda a criar umaatmosfera de motivação que permite ao aluno, seja ele criança ou adulto, participar ativamente do processo ensino-aprendizagem.Corresponde a um impulso natural, e esforço voluntário.Mobiliza os esquemas mentais de forma a acionar e ativar as funções psiconeuroimunologias e as operações mentais, estimulando o pensamento/Integra as dimensões afetiva./Contribui para a formação de atitudes sociais;respeito mutuo, solidariedade, cooperação, obediência as regras, senso de responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal./A criança aplica seus esquemas mentais a realidade que a cerca, apreendendo -a e assimilando-a .Froebel também pregava a pedagogia dos jogos.Algumas formas de utilizar jogos de forma mais proveitosa:
Defina os objetivos a serem atingidos com a prediz agem, os jogos sãoaplicados para adquirir certos conhecimentos para praticar habilidades cognitivas e para aplicar algumas operações mentais ao conteúdo fixado. /formule regras,e explique a próprias regras do jogo de forma clara e precisa. .Especifique todos os recursos a serem utilizados./Permita que os participantes relatem o que aprenderam, perceberam.
O professor deve ficar atento e cuidar para que os jogos seprocessem num clima sadio de cordialidade, apesar da competição que as vezes podem desencadear e sirvam para desenvolver realmente valores sociais positivos, como honestidade, o espírito de cooperação, o respeito pelo outro, saber perder e ganhar, a criança assim se sente segura emocionalmente.
Dramatização; A dramatização consiste na representação pelos alunos de um fato ou fenômeno de formaespontânea ou planejada. Técnica ativa e socializada.Propiciar uma de aprendizagem clara e especifica que facilite a percepção e análise de situações reais de vida, ajudando o aluno a compreender melhor os fatos e fenômenos estudados./facilitar a comunicação de situações problemáticas e sua posterior análise, evidenciando os pontos críticos e contribuindo para a indicação de possíveis alternativasde solução./desenvolver a criatividade, o senso de observação e a capacidade de expressar-se com o corpo dramaticamente.
Os participantes assumem papeis que são representativos do mundo real e tomam decisões de acordo com os papeis assumidos, experimentam consequência simuladas que estão relacionadas com suas decisões e sua performance geral, acompanham os resultados de suas decisões e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • curso de letras
  • Curso de Letras Portugu s
  • Aluna do curso de letras
  • Conclusão do curso de letras
  • A valorização do Latim no Curso de Letras
  • O curso de letras nos dias atuais
  • Curso de Letras Pra quê
  • Trabalhos do curso de letras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!