Letramento

Páginas: 17 (4051 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
1. Introdução
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma coletânea de textos e atividades relativas às práticas envolvendo o letramento infantil. O público alvo a ser estudado e atingido são alunos em fase de alfabetização.

2. Estar alfabetizado é.
Segundo Magda Soares a alfabetização e a ação de ensinar/aprender a ler e escrever. Emilia Ferreiro já vai mais além, segundo suas teorias nalinguagem oral e escrita é definida como Psicogênese, é o estudo do comportamento da formação da linguagem.
A alfabetização é um processo que está além de adquirir e decifrar o código. Estar alfabetizado é dar um significado Às funções que estão ligadas à escrita. Um indivíduo plenamente alfabetizado , pode decifrar textos dos mais diferentes tipos, podendo possuir habilidades para relacionar osmais diversos assuntos.
Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendizabilidades ecapacidade para estar relacionando a um determinado campo social. Disponível em: http://valdinere123.blogspot.com.br/2013/07/1-o-que-significa-estar-alfabetizado.html
Por muito tempo, acreditava-se que as crianças deveriam primeiramente conhecer as letras, ir juntando-as, saber pontuar, saber as regras gramaticais, etc. Só muito tempo depois, isso mudou, quando surgiu a elaboração e compreensãode textos.
Alfabetizar não é apenas ensiar a ler e a escrever.
O ciclo de alfabetização deve garantir a inserção da criança na cultura escolar, bem como a aprendizagem da leitura e da escrita e a ampliação de seu universo de referências culturais, nas diferentes áreas do conhecimento.A aprendizagem da leitura e da escrita deve ocorrer em situações em que as crianças se apropriem de conhecimentosque compõem a base nacional comum para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso).Disponível em: http://valdinere123.blogspot.com.br/2013/07/1-o-que-significa-estar-alfabetizado.html
O ensino e a aprendizagem compete em ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos, possibilitando a resolução deproblemas do dia-a-dia, a participação no mundo “letrado” irá contribuir para o exercício pleno da cidadania. O trabalho da língua escrita na escola, precisa estar vinculado a comunicação e socialização. Trabalhando a produção e interpretação de textos, oral e escrito, e praticando a leitura e escrita a competência textual será desenvolvida nos adultos pouco escolarizado.
Segundo Wallon uma pessoaaprende de dentro para fora,as suas teorias diz que uma criança antes de receber um conhecimento precisa estar pronta por dentro para poder receber seus conhecimentos. Sendo assim, juntando as teorias de Wallon ePiaget, o processo de alfabetização seguiria um novo rumo na educação.
Ensinar Alfabetizar é algo que um professor se orgulha, quando um professor realiza em sua turma a hipótese de escritae vê que seus alunos avançaram dentre as escalas das hipóteses ele sente-se que seu trabalho está bem feito.
Há formas de discurso e formas apropriadas para diferentes tipos de textos: para escrever cartas, registrar pensamentos, receitas, poesias, regras de jogos, contos, noticiários, etc.
O que deve ser ensinado é a possibilidade de uma escrita, leitura e fala autônoma na diversidade decircunstâncias, o que implica em desenvolver formas organizativas e discursivas diferenciadas e realizar atividades distintas com o ler, escrever e falar: re-escrever, parafrasear, citar, revisar, reproduzir, ler para se divertir, ler para buscar informação, ouvir etc. Disponível em: http://vanderlenepazza.blogspot.com.br/2009/05/o-que-e-estar-alfabetizado.html












3. O que significa estar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Letramento
  • Letramento
  • Letramento
  • Letramento
  • Letramento
  • Letramento
  • letramento
  • letramento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!