Letramento e Alfabetização

Páginas: 13 (3072 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Mariani Löppa Michelsen
Prof.ª Patrícia Figueiredo Centeno
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0826) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
13/06/2013
RESUMO
O Texto a seguir é uma pesquisa que tem como objetivo expressar o significado, o conceito, as características e a importância da conciliação entre alfabetizaçãoe letramento, além disso, propõe uma reflexão entre teoria e prática educacional de se alfabetizar letrando. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que alfabetização é o processo de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita, enquanto letramento é a aquisição de uma consciência crítica dos acontecimentos em sociedade. Porém mesmo sendo processos diferentes, precisam ser conciliados paraque as práticas nas classes de alfabetização tenham qualidade. Concluindo assim, é possível atingir a qualidade da educação, com práticas educacionais que proporcionem o desenvolvimento entre os dois processos, contribuindo para a transformação social.
Palavras-chave: Alfabetização, Letramento. Práticas Educacionais.

INTRODUÇÃOEm relação ao letramento ealfabetização, podem-se fazer algumas considerações importantes. A partir da necessidade de alfabetizar a população passa a preocupar-se com a preparação de profissionais para atuar na área educacional. Contudo, a ideia de institucionalizar escolas próprias para a formação do professor sofrem grandes influências e acabam por precarizar-se devido às dificuldades encontradas.
Ao refletir sobre aqualidade da educação, encontramos um grande problema. Muitos educadores confundem o sentido destes dois processos, muitos acham que alfabetização e letramento tem o mesmo significado, com isso não exercendo um bom trabalho. Sabemos que uma educação de qualidade começa nas séries iniciais com uma boa alfabetização. O que acontece é que está havendo muito fracasso e defasagem nas escolas, dificultando aaprendizagem dos alunos que saem das séries iniciais.
Com isso, pode-se ver que muitas escolas brasileiras formam alunos que mal conseguem ler e escrever e que não sabem ao menos interpretar textos.
ALFABETIZAÇÃO
Alfabetização significa ensinar a ler e a escrever. Deste modo, Alfabetização é a aquisição do código analfabético e ortográfico, através do desenvolvimento das habilidadesde leitura e da escrita.
Com a institucionalização da escola e com o objetivo de tornar as novas gerações aptas à nova ordem política e social, a alfabetização torna-se fundamental após a Proclamação da República.
A evolução da alfabetização no Brasil e em outros países não desenvolvidos enfrenta um grande problema: a qualidade da educação básica, especialmente, a dos anos iniciais do ensinofundamental. A baixa qualidade dos índices de fracasso, reprovação e evasão escolar, são fatores que nunca deixaram de existir na sociedade.
Este problema concretizado tem grande repercussão. Artigos acadêmicos tentaram indicar possíveis causas desta baixa qualidade, colocando a “culpa”, às vezes, do método utilizado no aluno que apresenta muitas dificuldades, na má formação do professor, nascondições sociais desfavoráveis ou, ainda, em outras causas diversas. Enfim, foram muitas as tentativas de superação, embora, nenhuma apresentasse um resultado de qualidade.
Todos esses estudos foram de grande importância, pois esses fatores apresentados caracterizam a qualidade da educação, a escola não influência a sociedade, mas é por ela influenciada.
Há algum tempo atrás, a principal causa quemostrava a baixa qualidade da alfabetização era o ensino fundamentado na Pedagogia Tradicional.
Hoje em dia, fatores que envolvem um bom ensino-aprendizagem, as principais causas estão ligadas à perda da objetividade da alfabetização, devido à compreensão equivocada, de novas perspectivas teóricas e suas metodologias, que foram aparecendo em contraposição ao tradicional, e a grande abrangência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização e Letramento
  • alfabetizaçao e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • alfabetização e letramento
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
  • Letramento e Alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!