Letramento e alfabetização

Páginas: 9 (2022 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA






Letramento e Alfabetização





DANIELA CARVALHO – RA: 2330413833
JACQUELINE FERREIRA DE OLIVEIRA – RA: 2307353034
MARILENE MARIA RAMOS – RA: 2321386018
PAULO ROBERTO M. DA SILVA – RA: 2306310753





Atividade Prática Supervisionada (ATPS)entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Fernanda T. Montez Borges






Campinas
2012
Relatório 1:
“Quem acompanha uma criança em seus primeiros anos escolares observa que muitas vezes ela lê uma história, por vezes curta e simples, mas não consegue compreender o que se passa nela.Isso se deve ao fato de que no início do aprendizado da leitura ela nada mais faz que decodificar o texto. Quando esta capacidade estiver desenvolvida, aí sim ela começará a dar um sentido maior ao que lê. Não podemos dizer que essa criança esteja alfabetizada”.

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/opiniao-ser-alfabetizado-vai-muito-alem-de-usar-codigos.html

Não tenho muitas recordações do meu processo de alfabetização, mas sei que aprendi a lê aos sete anos de idade quando fui para a escola pela primeira vez, consigo lembrar-me da cartilha, da professora que era muito legal e alguns poucos momentos na escola, sei o quanto é importante poder ler, escrever e entender o sentido das palavras.

“Estar alfabetizado é ter um conjunto dehabilidades como, por exemplo, habilidade de reconhecer o código alfabético e o sentido do que está lendo e aprendendo, é fazer uso da leitura em seu favor, é ter a habilidade de ler e escrever e entender o sentido das palavras, e ter condições de se comunicar e transmitir suas necessidades, e poder expressar-se através da escrita.
MARILENE MARIA RAMOS

Meu processo de alfabetização e letramento se deuna 1 série, me lembro que não tive a possibilidades de entrar na creche na época, naquela época que iniciava minha primeira série eu levava o meu irmão na creche e depois ia busca-lo, na escola me lembro de uma cartilha que foi entregue a mim e aos outros amigos de classe, minha professora era bastante bacana, naquela época era bastante tímido, portanto tinha vergonha de chamar a professora paradizer que não entendi alguma coisa, era apenas uma para uns 30 alunos, as tarefas de casa por vezes eram frequente, me lembro que tinha que fazer sozinho, meu pai trabalhava muito e minha avó era analfabeta, portanto não podia me ajudar, me recordo que sempre fui um aluno médio, sempre errava algumas coisas nas provas, porém conseguia tirar sempre nota.
PAULO ROBERTO MARCIANO DA SILVARelatório 2: “O que significa estar alfabetizado”.
Discutir sobre dados coletados no passo anterior e elaborar o 2º relatório parcial, contendo até uma lauda.












































Relatório 3: Definição dos conceitos: decodificar, ler, escrever, aprendizagem e conhecimento segundo as ideias de Faraco. Definir esses termos eelaborar o 3º relatório parcial, em até uma lauda.

Carlos Alberto Faraco é um linguista brasileiro, professor de língua portuguesa da Universidade Federal do Paraná, da qual foi reitor durante os anos de 1990-1994.

Antes a escola compartilhava de visão focada na alfabetização, ou seja, ensinar a criança a reconhecer símbolos e ler através deles, porém é responsabilidade da escola aalfabetação da criança, mas também o letramento, essa vai decodificar e transcrever palavras, dando sentido a tudo o que se escreve, sendo capaz também de interpretar o que se lê.
Por isso a importância de mundo, para que de forma cognitiva compreenda o que se aprende e seja uma criança comprometida com sua leitura, que saiba interpretar e tenha uma visão critica. E quando uma criança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização e Letramento
  • alfabetizaçao e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • alfabetização e letramento
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
  • Letramento e Alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!