Letramento na era digital e narradores de javé - a preocupação com o processo da escrita

Páginas: 4 (792 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
LETRAMENTO NA ERA DIGITAL E NARRADORES DE JAVÉ – A PREOCUPAÇÃO COM O PROCESSO DA ESCRITA – por Rosimere Andrade da Silva
Ao iniciarmos este trabalho, fomos remetidos ao filme “Narradores de Javé”,sabíamos o que escrever, mas nos faltava o método sobre o que seria pertinente e como fazê-lo. Então começamos a rascunhar e redescobrir a arte de escrever quando o professor não está em sala de aula.Aff! E que tarefa difícil esta!
Com o advento da tecnologia digital, muitos professores ainda se deparam com a difícil tarefa de dominar ou pelo menos conhecer estas e utilizá-las a seu favor, amaioria ainda vive o dilema absorver/mesclar – absorver/substituir velhas e novas tecnologias.
A verdade é, que tanto no filme Narradores de Javé, quanto no texto Letramento na Era Digital, há umapreocupação, não infundada, com o processo da escrita.
No primeiro, não havia nada escrito, todos os relatos eram feitos segundo a sabedoria popular, o que certamente comprometia a fonte ou as fontes,uma vez que, cada morador que narrava à história de fundação da cidade, fazia do fundador sua imagem e semelhança. Por não haver um registro escrito e, por conseguinte o comprometimento da(s) fonte(s).No segundo, a preocupação deixa de ser a ausência da escrita e passa a ser o quê e como está sendo escrito. Para estudiosos no assunto, nunca se escreveu tanto quanto nos dias atuais, contudo, há umapreocupação se o escrever mais seria sinônimo de escrever melhor.
Alguns especialistas alertam para fenômenos, como, o desaparecimento da letra cursiva e déficit na habilidade de leitura dos adultosque quando na infância e adolescência utilizaram mais a Web que as crianças que não utilizaram ou o fizeram de maneira mais moderada.
Segundo Nicholas Carr, o uso contínuo da web pode comprometer detal forma partes do cérebro relacionadas à inteligência, provocando a perda da capacidade de estabelecimento de raciocínios mais elaborados e de leituras mais complexas.
Algumas escolas norte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Narradores de javé
  • Narradores de javé
  • Narradores do javé
  • narradores de javé
  • O letramento digital no processo de ensino aprendizagem
  • narradores de jave
  • Narradores de Jave
  • Narradores de Javé

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!