Lesões no voleibol através de uso de tênis falsificado

2016 palavras 9 páginas
EFEITOS DO USO DE CALÇADOS ESPORTIVOS FALSIFICADOS NO VOLEIBOL E POSSÍVEIS LESÕES DO USO

BLUMENAU-SC
2009

Resumo: O objetivo deste artigo através de revisão de literatura foi correlacionar as possíveis lesões sofridas por atletas de voleibol em decorrência ao uso de calçado esportivo falsificado. Estudos indicaram que os calçados esportivos falsificados, exercem um pico de pressão plantar maior do que os calçados esportivos originais. Sendo sua principal função absorver o choque mecânico e proporcionar estabilidade articular. Entretanto, a escassez de estudos sobre lesões no voleibol, ocasionou uma limitação na revisão.
Palavras chaves: Voleibol, lesões no voleibol, calçados esportivos falsificados.

1. Introdução

O voleibol notoriamente tem se destacado como um dos esportes que mais evoluiu nos últimos anos. Isto se deu devido a uma gama de fatores que compreendem desde alterações nas regras até planificação desenvolvida no processo de treinamento. Atualmente o grau de exigência no esporte, devido a sua grande competitividade, requer uma otimização de procedimentos que venha possibilitar a obtenção de resultados positivos com baixos riscos de lesão no menor período de treinamento (BOBERT, 1990).
Uma das características do jogo voleibol é a necessidade de quase todos os jogadores saltarem (para o ataque), exceto o líbero. Peterson & Renstron (1995) afirmam que mais de 50% das lesões nos atletas acontecem por má elaboração na prescrição do treinamento (ACHOUR JÚNIOR, 1997). SIMPLÍCIO (1996) escreve que muitas das contusões no voleibol acontecem por esforços repetitivos. Um dos exemplos seria o ombro de um “sacador” ou de “atacante” de meio ou de ponta, junto com os membros inferiores provenientes dos sucessivos saltos nas sessões de treinamento ou nos jogos.
Simultaneamente nas últimas décadas têm sido marcadas por um expressivo aumento da população fisicamente ativa. Porém, como conseqüência, a incidência das lesões

Relacionados

  • AvaliacaoINMETROtenis Sem Marcas
    24938 palavras | 100 páginas
  • trabalho
    29978 palavras | 120 páginas