LESÕES EM ATLESTAS DE ATLETISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

2476 palavras 10 páginas
LESÕES EM ATLESTAS DE ATLETISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Elton K Alves Viana*

* Estudante do 4º período de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco;

RESUMO

Com o crescimento e o incentivo às práticas esportivas nas suas variadas modalidades, o atletismo é um dos esportes que possui cada vez mais valorização, diante disso atletas de alto nível buscam melhores resultados cada vez mais, podendo gerar alterações biomecânicas, fisiológicas e psicológicas do organismo. Nesse artigo buscam-se maneiras de minimizar essas alterações danosas ao organismo diante das suas freqüências pesquisadas, tomando como amostra o grupo de atletas de atletismo da UFPE para investigação dos fatos, na intenção de consolidar ou dar ênfase ao que já foi pesquisado além de contribuir para prevenção de incidentes nos atletas, promovendo saúde e o desenvolvimento do esporte.

Palavras-chave: Atletismo – lesões – atletas da UFPE;

OBJETIVO

Como objetivo geral, identificar possíveis lesões dos atletas praticantes dos mais diversos grupos de provas do atletismo assim como as definições de lesão e do esporte atletismo. Como objetivo específico, identificar quantos dos atletas da Universidade Federal de Pernambuco de atletismo de todos os grupos de provas possui ou já teve algum tipo de lesão e em que região muscular, articular ou esquelético acometeu-se. O que nos conduziu ao problema foi observações de ocorrências de lesões principalmente musculares nos Atletas da Universidade Federal de Pernambuco durante seus treinos semanais, despertando a curiosidade pelos motivos que geraram tais incidentes. O estudo contribuirá principalmente para formação de estudantes de Educação Física e futuros treinadores de Atletismo para q desempenhem um treinamento eficaz.

JUSTIFICATIVA

É crescente o número de atletas entrando em forma de alta performance devido a busca desenfreada pelo sucesso ou por simplesmente pela busca de sempre ser o melhor. Com

Relacionados

  • Lesões no atletismo
    2299 palavras | 10 páginas