Lesões em AFAN's - Windsurf

2028 palavras 9 páginas
1. INTRODUÇÃO

A busca por adrenalina e “novas emoções” tem se tornado cada vez mais frequente com o passar dos anos, uma vez que as pessoas possuem muito conforto e a tecnologia se encontra extremamente aparente no dia-a-dia do século XXI, a Atividade Física de Aventura na Natureza (AFAN) atrai os olhares de pessoas que querem deixar essa rotina e conforto.
Atividades desse porte buscam certo cuidado extra por parte dos praticantes, já que, ao estar num ambiente pouco alterado (em alguns casos, inalterado) pelo homem, o indivíduo está à mercê dos caprichos naturais.
É extremamente necessário que o praticante e seus companheiros tenham noções básicas de primeiros socorros para poder estabelecer maior segurança na prática de atividades deste porte. Grande parte das lesões ocasionadas em alguma AFAN pode ser tratada e/ou controlada com algumas técnicas simples e é de utilidade pública o conhecimento destas técnicas que salvam vidas.

2. SITUANDO O ESPORTE

O Windsurf (ou Windsurfe, em português) consiste em velejar sobre uma prancha de surf em alto mar. Surgiu por volta da década de 60, criado por Hoyle Schweitzer e Jim Drake, o esporte une a prancha de surf com uma vela, e os movimentos do corpo do praticante direcionam a prancha, enquanto o vento movimenta o equipamento. Em 1984 o esporte é reconhecido olimpicamente, sendo então, disputado nas Olimpíadas.

2.1. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

O equipamento utilizado pelo atleta se divide em:
Vela: Capta o vento e impulsiona a prancha.
Retranca: mantém o formato da vela e direciona a prancha.
Mastro: mantém o formato da vela.
Extensão: utilizado para estender o mastro para a medida correta da vela.
Prancha: basicamente igual à prancha de surf, porém seu tamanho e formato variam de acordo com a categoria praticada.

2.2. COMO PRATICAR

Ao subir na prancha, o atleta deve conferir se o vento está soprando suas costas, uma vez feito isso, a vela deve ser içada, ou

Relacionados