lesoes meniscais

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
Lesões Meniscais
O que são os meniscos?
Habitualmente conhecidos como as “cartilagens do joelho”, os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas, com forma semilunar, existentes no interior da articulação do joelho.
Existem dois meniscos na articulação do joelho – um interno (lado de dentro do joelho) e outro externo (lado de fora do joelho) - situados entre os côndilos femorais e ascavidades da tíbia. O menisco interno tem a forma de um “C” e o menisco externo tem a forma de um “O”.
Os meniscos têm como principais funções: 
- Distribuição de forças relativa ao peso do corpo
- Absorção do impacto entre as forças exercidas na articulação do joelho
- Melhorar a congruência / homogeneidade articular contribuindo para a estabilidade do joelho
- Contribuir para uma integridadearticular saudável (nutrição e lubrificação da cartilagem articular)
Ambos os meniscos estão anatomicamente inseridos nas cavidades da tíbia por intermédio de ligamentos. O menisco interno encontra-se fundido / interligado com a cápsula articular e ao ligamento lateral interno. Por este motivo, tem menor mobilidade tornando-se mais susceptível a lesões (cerca de cinco vezes mais), comparativamente aomenisco externo . Para além disso, as lesões do menisco interno ocorrem muitas vezes associadas a lesões do ligamento cruzado anterior e/ou do ligamento lateral interno.
Como ocorrem as lesões dos meniscos?
Dadas as suas características e funcionalidades, uma vez lesados, podem comprometer a funcionalidade do joelho. As lesões meniscais podem apresentar três causas distintas: traumática,degenerativa e congénita.
As de origem traumática são decorrentes de traumas rotacionais ou axiais (ex. rotação do fémur sobre a tíbia), que lesam a estrutura meniscal. Habitualmente o mecanismo desencadeia-se através de uma rotação do corpo sobre o joelho semi-flectido (semi-dobrado). Este mecanismo é mais frequente em atividades desportivas considerando-se a presença de instabilidade articular como umdos principais fatores de risco .
Os indivíduos que sofrem lesões meniscais desta natureza, normalmente identificam o movimento / mecanismo que despertou os sintomas, assim como, o momento do inicio dos mesmos. Referem sintomatologia (dor) inicial severa / aguda, alternado com períodos de menor intensidade. Contudo a atividade física é sempre um fator que desperta ou agrava os sintomas. Lesões demenor gravidade / severidade podem não despertar sintomas imediatos, existindo uma tendência para surgirem ao fim de 24 horas ou mais.
As lesões de origem degenerativa são consequência de processos degenerativos articulares relacionados com idade avançada ou episódios traumáticos anteriores. Nestes casos existe uma história de deterioração do menisco por sobreuso, forças de torção / rotacionaisrepetitivas ou de alterações biomecânicas do joelho.
Normalmente, indivíduos com lesões degenerativas, têm dificuldade em identificar o início dos sintomas, podendo existir um agravamento da sintomatologia através de um episódio traumático. Neste quadro de origem degenerativa é provável a presença associada de lesões da cartilagem das cavidades tibiais e/ou dos côndilos femorais.
As lesõesde origem congénita estão relacionadas com malformações das estruturas meniscais, designados como meniscos discóides. Apresentam uma sintomatologia idêntica às lesões de origem traumática, normalmente motivadas pela realização de uma atividade da vida diária (ex. agachamento) sem história prévia de um traumatismo. As lesões congénitas são muito pouco frequentes e raramente incidem sobre o meniscointerno.
Que tipos de lesões meniscais existem?
De um modo geral, podem-se considerar as seguintes lesões meniscais:
- Rotura longitudinal (também designadas de lesão em “asa de cesto”) porque uma porção /parte do menisco “desprende-se” do restante corpo meniscal, formando uma asa cuja aparência se assemelha à asa de um cesto.
- Rotura transversa ou radial;
- Rotura horizontal;
- Rotura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lesões
  • LESÕES
  • Lesoes
  • lesoes
  • Lesoes
  • Lesões
  • lesoes
  • Lesoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!