Les Intervales; Jacques Casterede

2386 palavras 10 páginas
sobre ARISTÓTELES e A POÉTICA

Nascido em Estafira, na Calcídica, em 384 a.C, aos 17 anos, muda-se para Atenas onde passa a fazer parte da Academia platônica, isto é, passa a ser discípulo de Platão até a morte deste em 347. Em 343, assume a função de preceptor de Alexandre, o grande na Macedônia onde fica até 336. Retorna a Atenas e funda o Liceu. Apesar de sua filiação platônica, Aristóteles é conhecido, pelo menos, sob o ponto de vista de uma teoria literária antiga, como antípoda daquele filosofo. Enquanto Platão, seja n’A República, seja no Íon, assim como no Fredo, crítica a ideia de valorização da poesia da imitação, julgando-a distante da verdade e observando que o único tipo de poesia que deve ser valorizada é a inspirada – aquela que sobrevém como inspiração divina ou como “mania” (possessão) – Aristóteles, por seu turno, defende a concepção de poesia como técnica (técen/ars) e mimese (imitação), não construindo, em momento algum, juízo de valor sobre o fato de ela ser verdadeira, ou ainda, perniciosa ou infesta como um todo à formação do homem políticos (homem da pólis).

A poética parte, portanto, do pressuposto de que a poesia é imitação. Seja da realidade na qual estamos inseridos, seja da tradição poética a que pertence o poeta e, este axioma decorre do fato de ser inato ao ser humano imitar. A poesia como mimese poder ser observada sob três aspectos distintos: por imitar por meios diferentes, por imitar objetos distintos ou por imitar diferentemente ou de modo diferente. Estas três possibilidades de avaliação delimitam genericamente a composição poética, isto é, ao propor tal taxonomia, Aristóteles acabou por estabelecer as primeiras distinções de gêneros poéticos que, por vezes, algo distam da nossa concepção moderna de gêneros.

A imitação “por meios diferentes” decorre da possibilidade da utilização do ritmo e da harmonia: poesias há em que a música é indissociável – um exemplo seria a poesia lírica dos gregos antigos – já, outras

Relacionados