LESÕES

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
Introdução
Neste trabalho vamos falar dos principais razões para prevenir as lesões a nivel desportivo e dos aspectos negativos que a provocam.
As lesões condicionam muito a relação do atleta com a actividade em causa, metendo mesmo em causa a continuação da sua prática.
Queremos com isto dizer que, a melhor forma de a prevenir-mos é ter uma boa preparação física e psíquica de modo a que onosso corpo se sinta preparado para um bom desempenho desportivo.
Causas de lesões
1- Fraca flexibilidade- Os nossos músculos tensos e rígidos estão mais sujeitos a lesões do que outros bem exercitados ao nível da flexibilidade. 
2 - Pé fraco- O atleta deve ter sempre o conjunto articular do pé musculado e preparado para os esforços a que se propõe. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, vêmas lesões. Tenha muito cuidado com o tipo de sapatos que utiliza e com os terrenos em que corre.
3 - Excesso de treino- Se tem pouca base de quilómetros, um aumento súbito dos mesmos é a certeza de lesão. O organismo do ser humano é uma excelente máquina bem preparada para tudo, mas que deve ser exercitada gradualmente de forma a possibilitar um equilíbrio dos diferentes esforços.  4 - Descuidos nos Períodos Fracos-  Mais vale perder um treino do que estar meses e meses parado. Da mesma forma, quando recomeçar os treinos depois de qualquer lesão, uma lesão mal curada é algo que fica sempre para a vida desportiva do atleta. 
 5 - Falta de Apoio- Existem vários especialistas que recomendam o repouso como o melhor remédio para a cura dos males. Hoje está provado que o movimento, desde querespeitando as suas consequências fisiológicas, é algo bem mais importante do que se imaginaria há algumas dezenas de anos atrás. 
6 - Factores Ambientais- Um corredor que se encontre só no seu treino habitual está mais sugeito a abandonar a actividade e a irritar-se com pequenos nadas. Viva o treino, brinque com o seu colega do lado, aproveite para contar e escutar as despreocupações de cada um eassim o treino surgirá como um bom « banho » de prazer e não como uma continuação das possíveis preocupações diárias.
7 - Hábitos Impróprios de Treino- Súbitas mudanças de intensidade, duração e frequência dos seus treinos devem ser evitados. Da mesma maneira, mudanças de tipo de piso ( de mole para duro, por exemplo ) e métodos podem ter graves repercussões.
8 - Stress Tensão- As lesões surgemnormalmente nos períodos difíceis do corredor, não só, por exemplo, por se andar a treinar em excesso, mas também, por outros casos de tensão do seu dia a dia. Um atleta tenso suporta mal os esforços, irrita-se mais com mais facilidade, é mais vulnerável à doença. Sintomas de insónias, fadiga geral e fácil irritação são sinónimos de excesso de treino sempre possíveis de evitar.
 9 - Desequilíbrio Muscular- Se observarem os corredores que treinam, por exemplo só em terrenos acidentados, facilmente concluiremos que os seus músculos inferiores se encontram desenvolvidos. O inverso também é verdade, principalmente para aqueles que só correm em torno de uma pista.
10 - Desigual Comprimento das Pernas- É muito raro as nossa pernas serem rigorosamente iguais, ou melhor terem o mesmo comprimentoe cerca de 50% dos corredores têm lesões originadas por esse facto. Atingido por elas, o corredor, normalmente, não pensa que a causa pode estar num ou outro milímetro de diferença entre as suas pernas esquerda e direita.
11 - Falta de Massagem Muscular- Aplicada por um especialista em Medicina Desportiva, a massagem profunda é bastante eficaz para melhorar a zona dos tecidos afectados e dosmúsculos rijos, no entanto se não houver essa possibilidade, aconselho a depois de cada treino a fazer uma auto-massagem nas pernas, sempre de baixo para cima.
12 - Sapatos Velhos e gastos - Tenha sempre em atenção que muitas das lesões podem ter a ver com o desgaste natural dos nossos sapatos de corrida, é preferível trocar de sapatos, assim que eles começam a dar mostras de desgaste do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lesoes
  • lesoes
  • Lesoes
  • Lesões
  • lesoes
  • Lesoes
  • Lesões
  • Lesões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!