Lesões Traumáticas dos Nervos Periféricos

Páginas: 8 (1780 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Lesões Traumáticas dos Nervos Periféricos - Axonotmese

Introdução

Um nervo mediano pode ser lesado de vários modos. Numa lesão traumática, ele é freqüentemente comprimido, distendido e algumas vezes rompido.

Quando o nervo encontra - se exposto ele pode estar seccionado, lacerado ou esmagado.

Em qualquer destes exemplos, a lesão do nervo provoca modificações orgânicas ou funcionaisno músculo e na pele que é inervada.

Nestes casos existe três tipos de alterações patológicas em lesões traumáticas de nervo , que foram descritos por Seddon.

Tipos de lesões traumáticas do nervo

Existe três tipos : A Neuropraxia, a Neurotmese, mas aqui será enfatizado a Axonotmese.

Axonotmese

As pressões locais mais acentuadas no nervo podem causar interrupção da continuidade dosaxônios sem lesão significativa para o seu estroma . 

Em conseqüência , os axônios distais ao local da agressão degeneram e há paralisia motora e sensitiva completa. Este é o tipo mais comum de lesão traumática de nervo associado com fraturas.

Como resultado dessa degeneração do axônio, cessa a condução de 
estímulos elétricos do nervo, ficando alterada a excitabilidade elétrica dos músculosparalisados .

Nestas condições, um estímulo elétrico é propagado pelas fibras musculares diretamente, e não pela inervação intramuscular. 

Os músculos denervados respondem apenas aos estímulos de longa duração, originando as reações de degeneração que são as respostas ao galvanismo (estímulos de longa duração) mas não ao faradismo (estímulos de curta duração).

Seguindo - se às alteraçõeselétricas de excitabilidade, ocorre exaustão do músculo. Caso a degeneração seja prolongada, surge uma substituição gradual do músculo por tecido conjuntivo. Esta mudança é irreversível. 

Em axonotmese , desde que o estroma do nervo seja preservado, ocorre a regeneração dos axônios e ele atravessa o foco da lesão, continuando distalmente até as terminações nervosas motoras e sensitivas.

Osaxonios em grande número permanecem em suas respectivas bainha de Schwann, e o grau de recuperação após essas lesões se aproxima do normal. Há possibilidade , todavia, de que o tempo necessário para completar a regeneração venha a exceder o tempo limite que é imposto para o desenvolvimento de lesões secundárias nos músculos.

O ritmo de regeneração do axônio após a secção atinge cerca de ummilímetro (1mm) por dia. Então seria necessário tempo mais longo que um ano para que ocorra reinervação dos músculos intrínsecos da mão, após a axonotmese do fascículo medial da raiz cervical, trazendo modificações marcantes e desfavoráveis nos músculos. 


Diagnóstico e tratamento

A diferença entre lesão degenerativa e não degenerativa é determinada pelas reações elétricas dos músculosparalisados. Se depois de três semanas os músculos paralisados respondem aos estímulos de longa e curta duração , então a lesão é do tipo não - degenerativo do axônio; a paralisia é devida à neuropraxia. Se por outro lado, as reações elétricas são características de lesão degenerativa do nervo; então tanto pode ser por axonotmese como por neurotmese.

Nenhum tratamento especial é necessário para as lesõesnão - degenerativas , exceto medidas para a preservação da mobilidade articular, com exercícios passivos diários de todas as articulações atingidas pela paralisia motora. Ocasionalmente , alguma forma de tala temporária é conveniente. É preciso cientificar- se de que a completa recuperação ocorrerá rapidamente. Embora os dois tipos de lesão degenerativa (axonotmese e neurotmese) sejam clinicamenteidênticos nos primeiros dias, a experiência tem mostrado que a lesão fechada é mais freqüentemente causadora de axonotmese e que a lesão aberta habitualmente está associada à neurotmese. Os cuidados com lesão aberta e fechada são, todavia, diferentes.


Lesões traumáticas de nervo em ferimentos

Tratamento Inicial

Seria lógico que a sutura do nervo fosse imediata se as condições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microcirurgia das lesões traumáticas de nervo periférico do membro superior
  • Lesoes Traumáticas do nervo
  • Os nervos periféricos
  • Nervos perifericos
  • Crioterapia nas lesões traumáticas agudas
  • Nervos periféricos e plexos
  • Lesões do nervo radial
  • Lesões traumáticas causadas no trajeto do parto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!