lesões no esporte

Páginas: 18 (4355 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
LESÕES MUSCULARES

O músculo esquelético é dividido em dois tipos de fibras, dependendo de sua atividade metabólica e sua função mecânica. As fibras tipo 1, conhecidas como vermelhas, lentas, têm baixa velocidade de contração e grande força de contração. Elas funcionam aerobicamente e são resistentes à fadiga. As fibras tipo 2, conhecidas como fibras rápidas ou brancas, são subdivididas emdois tipos, de acordo com seu nível de atividade metabólica.·.
Ambos os tipos são fibras de contração rápida e têm elevadas força e velocidade de contração. Acredita-se que a proporção de fibras tipo 1 e 2 nos indivíduos sejam definidas geneticamente, com pouca capacidade de interconversão de um tipo a outro. Já a interconversão entre os tipos 2, A e B, é muito mais comum, dependendo do tipo detreinamento atlético.
TRATAMENTO

A imobilização do músculo após a lesão, como em qualquer outro tecido, pode levar a atrofia e, portanto deve ser evitada. A perda de massa muscular ocorre rapidamente e depois tende a estabilizar e a perda de força ocorre simultaneamente. A resistência à fadiga diminui rapidamente. Já a mobilização precoce aumenta a resistência das fibras à tensão, melhora aorientação das fibras e mantém uma adequada vascularização do músculo, evitando a atrofia muscular. Deve-se instituir de imediato a aplicação de gelo local, repouso relativo e medicações anti-inflamatórias. Após dois a três dias inicia-se então o tratamento fisioterápico, com ênfase na mobilidade e fortalecimento muscular e melhoria da resistência.
A seguir trabalha-se a própriocepção e ocondicionamento geral do atleta, inclusive aeróbico e o retorno gradativo às atividades, com liberação completa ao esporte quando o atleta se encontrar nas mesmas condições pré-lesão e sentir segurança para retornar. Para o retorno do atleta à atividade, este deve possuir uma amplitude de movimento articular normal, estar completamente sem dor, edema ou derrame, com uma força muscular de no máximo 20% danormal e condicionamento cardio-respiratório normal.
ANATOMIA DO JOELHO

O joelho é formado pelo fêmur distal, tíbia proximal e patela. Eles são mantidos pelos ligamentos e pela cápsula articular. Os meniscos provêm estabilidade à articulação.

Meniscos e Cápsula Articular
Os meniscos são discos fibrocartilaginosos e possuem a forma de um C, e são responsáveis pela absorção de impacto, aumentama congruência entre as superfícies articulares da tíbia e do fêmur, auxiliam na distribuição do líquido sinovial e na estabilidade do joelho. A ausência dos meniscos levaria a um aumento da pressão sobre a cartilagem articular, levando a deterioração da sua superfície e consequente artrose.
Ligamentos
Ligamento cruzado anterior. É responsável pela limitação da translação anterior e rotação datíbia em relação ao fêmur. Ligamento cruzado posterior. Evita a subluxação posterior da tíbia em relação ao fêmur. Ligamento colateral medial. Possui duas porções: superficial e profunda. Estabiliza a joelho nos estresses em valgo. Ligamento colateral lateral ou fibular colateral. É o principal estabilizador ao estresse em varo. Faz parte do complexo ou canto posterolateral e resiste à rotaçãoexterna.
História e Exame Físico
É fundamental uma boa história, determinando o esporte praticado, o mecanismo da lesão e os sintomas apresentados no momento e após o trauma. O exame físico deve ser completo e cuidadoso, especialmente na fase aguda, devido à dor. Alguns testes especiais devem ser realizados: Teste de Lachmann, Gaveta Anterior, Gaveta Posterior, Losee, Estresses em varo e valgo, Testede McMurray, entre outros.
Exames Complementares
Alguns exames complementares podem ser realizados para uma completa avaliação destes pacientes. Incluem-se radiografias de frente e perfil, axial de patela e oblíquas se houver necessidade. Ressonância Nuclear Magnética (RNM) não é um exame de rotina, porém em casos específicos pode se fazer necessário. Exame extremamente útil na avaliação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lesões nos Esportes
  • lesões no esporte
  • Lesoes nos Esportes
  • esporte e lesoes
  • lesões no esporte
  • As Lesões do Esporte
  • lesoes no esporte
  • lesões no esporte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!