Lesões na panturrilha

Páginas: 16 (3899 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Incidência de lesões de joelho e tornozelo em equipes 
femininas de voleibol, que disputaram o Campeonato Paulista
Incidencia de lesiones de rodilla y tobillo en jugadoras de equipos de voleibol que disputaron el Campeonato Paulista

 
Centro Universitário Toledo de Araçatuba – UNITOLEDO
Curso de Educação Física
(Brasil)
Profª. Denise Duarte Elias
Prof. Ms. Sérgio Tumelero

Resumo          O voleibol tornou-se um esporte altamente competitivo, sendo necessário um aumento considerável de treinamentos. Em conseqüência deste fator aumentaram-se o número de lesões nos atletas. Realizamos uma avaliação com 66 atletas que disputavam o Campeonato Paulista Adulto, no ano de 2005, com idades entre 16 e 32 anos. O objetivo foi o de verificar a ocorrência de lesões que as mesmas jásofreram nos últimos três anos e quantifica-las. A maioria das lesões relacionadas foram as de tornozelo e joelho, sendo relacionadas ao tempo de prática e ao excesso de treinamento, pelo fato da modalidade exigir força e explosão durante os saltos, ocasionando lesões por estresse, torções com ruptura de ligamentos ou inflamações.
          Unitermos: Treinamento. Lesões. Voleibol

Introdução
    Oesporte competitivo deixou a muito tempo de ser saudável. Cada vez mais atletas são impedidos de exercer a prática, seja por um curto espaço de tempo ou até são forçados a abandonar o esporte, por causa das lesões que o treinamento impõe, estas lesões são oriundas de uma intensa sobrecarga imposta pelo treinamento sobre as articulações do joelho, tornozelo e cúbito, além de inflamações de tendão,distensões e contraturas musculares.
    Atualmente o voleibol moderno tem exigido muito de seus atletas, o voleibol tornou-se um jogo de muitos saltos, tanto no bloqueio quanto do ataque, no masculino predomina a força dos ataques, enquanto no feminino a defesa se destaca.
    Por exigir uma grande condição física, os treinamentos são mais intensos, provocando uma sobrecarga sobre os seuspraticantes, causando um stress muscular muito grande, e o resultado disso são as lesões, seja por desgaste seja por (excesso de treinamento).
    No joelho, de acordo com o estudo, dois terços das lesões são crônicas, como a tendinite. Já as agudas, de solução mais simples, representam o restante, (Folha de São Paulo, 17/03/2000).
    Os atacantes são os que possuem maior incidência de contusão noombro. Correspondem a 70% do total dos atletas com lesão nessa região do corpo segundo o estudo da USP. O principal motivo para isso ocorrer e o repetitivo movimento de cortar a bola, que exige muito do ombro, (Folha de São Paulo, 17/03/2000).
    Os jogadores que atuam na posição de meio-de-rede sofrem mais da coluna. Dos atletas pesquisados com problema lombar, 80% são dessa posição. Uma dascausas da lesão é o impacto do número excessivo de saltos que eles precisam dar nos jogos para defender bolas, (Folha de São Paulo, 17/03/2000) .
    Segundo RETTING (1999), as lesões nas extremidades superiores são comuns em muitas atividades esportivas.
    Cada modalidade impõe um tipo quase que especifico de lesão, por exemplo, lesões de tornozelo e joelho são freqüentes no basquetebol evoleibol que também apresentam grande incidência de lesão no ombro, as lesões de cúbito são mais freqüentes em tenistas, de ombro em nadadores, já no futebol, dependendo da época encontramos contratura e distensões, e com muita freqüência torções no joelho e tornozelo. A maioria das lesões são causadas por técnicas ou mecânica defeituosas e/ou inadequadas, devendo ser feita uma averiguação dabiomecânica dos movimentos do atleta lesionado, para identificar falhas que possam estar contribuindo, ou ter contribuído, para a ocorrência da lesão.
    Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) revela que 85% de 60 jogadores de vôlei que passaram pela equipe masculina do Banespa têm, ou tiveram, algum tipo de lesão no joelho nos últimos cinco anos (Folha de São Paulo, 17/03/2000)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lesões
  • LESÕES
  • Lesoes
  • lesoes
  • Lesoes
  • Lesões
  • lesoes
  • Lesoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!