Lesões elementares

Páginas: 2 (318 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2015


Lesões Elementares

Denominam-se lesões elementares alterações no tegumento cutâneo determinado por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios dometabolismo ou por defeitos de formação. Da combinação de lesões elementares surgem os sinais morfológicos que caracterizam síndromes e afecções.

São classificadas de acordo com os seguintes grupos:
1.Alterações de cor
2. Elevações edematosas
3. Formações sólidas
4. Coleções líquidas
5. Alterações de espessura
6. Perdas e reparações


Lesões Sólidas

Decorrem da presença de processoinflamatório, hiperplásico, neoplásico ou de acúmulo circunscrito de metabólitos. Podem ser subdivididas nos seguintes tipos:

PÁPULA

É uma lesão elevada, sólida, menor ou igual a 1 cm em tamanho, queresulta da presença de metabólitos ou de infiltrado celular na derme ou de hiperplasia dos componentes epidérmicos .

PLACA PAPULOSA

É unia lesão elevada, sólida, maior que 1 cm em superfície emenor que 1 cm em altura. Pode ser uma lesão única ou ser formada pela confluência de pápulas. O termo vegetação é utilizado para designar uma pápula ou placa cuja superfície tenha aspecto decouve-flor por hiperplasia da epiderme e papilomatose. Utiliza-se a denominação verrucosidade para denotar uma pápula ou placa de superfície amarelada e inelástica decorrente do aumento da camada córnea.NÓDULO

É uma lesão sólida, visível ou apenas palpável, de 1 a 3 cm de tamanho, que resulta da presença de infiltrado celular ou de acúmulo de metabólitos na derme profunda ou no tecido celularsubcutâneo. Quando a localização é dérmica, muitas vezes é chamado de tubérculo. Freqüentemente, a presença de nódulos é sinal de doença sistêmica .

NODOSIDADE OU TUMOR

É uma lesão sólida, elevada ecircunscrita, maior que 3 cm. O termo "tumor" é mais freqüentemente utilizado para descrever neoplasias. Uma nodosidade (ou nódulo) que se liquefaz e fistuliza é denominada goma .

URTICA

É uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lesoes elementares
  • Lesões elementares
  • Lesões elementares cris
  • Lesões sólidas elementares da pel
  • Lesoes Elementares da pele!!
  • Lesões
  • LESÕES
  • Lesoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!