lesão

Páginas: 14 (3259 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
Lesão de Osgood-Schlatter
Osgood-Schlatter lesion

Alexandre Sabbag da Silva
Fisioterapeuta. Mestre pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM). Professor das Universidades São Marcos, Guarulhos e Ibirapuera.
Kétima Cristina Romangnoli
Fisioterapeuta graduada pela Universidade São Marcos.
Mauro Fisberg
Pediatra. Professor adjunto e chefe do Centrode Atendimento e Apoio ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM). Coordenador do Núcleo de Qualidade de Vida da Universidade São Marcos.
Endereço para corrspondência: Rua Jatobás, 108 - Apto. 83 - Jabaquara - CEP 04349-010 - São Paulo - SP - E-mail: sabbagfisio@ig.com.br ou alesabbag@bol.com.br

Unitermos: Osgood-Schlatter, tratamento,fisioterapia.
Unterms: Osgood-Schlatter, treatment, physiotherapy.


Sumário
A lesão de Osgood-Schlatter é freqüente nos consultórios pediátricos e de médicos envolvidos com esportes. Assim, o intuito desta pesquisa foi realizar uma revisão bibliográfica a respeito do assunto, enfocando principalmente os métodos fisioterapêuticos empregados em seu tratamento.

No decorrer da revisão não foiencontrado um tratamento específico da fisioterapia para a lesão de Osgood-Schlatter. O alongamento dos músculos da coxa, fortalecimento de quadríceps, uso de gelo e órtese infrapatelar são os recursos mais citados.

Acreditamos que técnicas ainda pouco empregadas dentro da fisioterapia, no tratamento da lesão de Osgood-Schlatter, poderão ser pesquisadas para, no futuro, somarem-se ao tratamento.Sumary
The Osgood-Schlatter lesion is frequent in the Pediatrician's and doctor's involved with sports offices. Thus, the purpose of this research was to proced to a bibliographical revision of the subject, particularly stressing the physiotherapeutic methods used in the treatment of the condition. During the review, no specific treatment in the realm of physiotherapy for the Osgood-Schlatterlesion was found. Lengthening of the muscles, strengthening of the quadriceps, the use of ice and infrapatellar orthesis are the most frequently mentioned procedures.

The authors believe that techniques still little employed by physiotherapy in the treatment of this disease could further studied, in order to be added to its therapeutic approach in the future.

Numeração de páginas na revistaimpressa: 265 à 272

Resumo

A lesão de Osgood-Schlatter é freqüente nos consultórios pediátricos e de médicos envolvidos com esportes. Assim, o intuito desta pesquisa foi realizar uma revisão bibliográfica a respeito do assunto, enfocando principalmente os métodos fisioterapêuticos empregados em seu tratamento.

No decorrer da revisão não foi encontrado um tratamento específico dafisioterapia para a lesão de Osgood-Schlatter. O alongamento dos músculos da coxa, fortalecimento de quadríceps, uso de gelo e órtese infrapatelar são os recursos mais citados.

Acreditamos que técnicas ainda pouco empregadas dentro da fisioterapia, no tratamento da lesão de Osgood-Schlatter, poderão ser pesquisadas para, no futuro, somarem-se ao tratamento.

Introdução

A doença de Osgood-Schlatterfoi descrita primeiramente em 1903, quando Osgood (EUA) e Schlatter (Alemanha) descreveram, isoladamente, "lesões do tubérculo tibial ocorrendo na adolescência"(1-3).

Etiopatogenia

O tubérculo tibial se desenvolve como uma extensão da epífise cartilaginosa superior que é prolongada anterior e distalmente. Desenvolve-se um centro de ossificação simples, ocasionalmente duplo, dentro dotubérculo, que tem início entre 7 e 9 anos(4) e, geralmente, funde-se no centro da epífise principal aos 16 anos de idade e posteriormente ao osso principal, aos 18 anos. Antes disso, sua inserção no osso genitor se faz através de uma camada de cartilagem proliferativa que é uma extensão da placa de crescimento epifisária. Sob a cartilagem de crescimento, o osso recém-formado forma um elo mole e fraco,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lesão
  • lesão
  • Lesao
  • Da Lesão
  • lesao
  • lesão
  • Lesão
  • lesão corporal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!