Lesão de ligamentos do joelho

Páginas: 11 (2633 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
LESÃO DE LIGAMENTOS DO JOELHO

João Pessoa-PB
2011
1.INTRODUÇÃO
Classificado como uma articulação sinovial, o joelho apresenta uma poderosa cápsula fibrosa, que fixa-se superiormente ao fêmur e inferiormente na margem articular da tíbia, como sua congruência óssea é relativamente precária o joelho depende de outras estruturas, seus ligamentos para exercer grande parte de sua força eintegridades estruturais.
No joelho encontramos três importantes articulações: as que estão entre os côndilos mediais e laterais do fêmur e da tíbia (articulação tibiofemural) e entre a patela e o fêmur (articulação patelofemural). O joelho possui capacidade de movimento tanto para flexão e extensão quanto para rotação quando o joelho está flexionado.
Os músculos que atuam para os movimentos são: grácil(flexão da perna), sartório (flexão da perna), quadríceps (extensão da perna) e isquiostibiais (flexão da perna).
Entre as mais importantes e aqueles que mais são lesados estão os ligamentos cruzados e os ligamentos colaterais. Os ligamentos colaterais ocupam os compartimentos medial e lateral do joelho e servem para resistir as cargas em valgo e varo. Existem dois tipos de ligamentoscolaterais: o ligamento colateral lateral(LCL) ou fibular- se estender do epicôndilo lateral do fêmur até a superfície lateral da cabeça da fíbula, e o ligamento colateral medial (LCM) ou tibial- vai do epicôndilo femoral medial até a superfície supero-medial da tíbia. Os ligamentos cruzados cuja designação resulta da sua orientação oblíqua ou com formato de X, se estendem entre o fêmur e a tíbia. Existemdois tipos de ligamentos cruzados: o ligamento cruzado anteriaor(LCA)- classificado como o mais fraco, se insere proximalmente na parte póstero-medial do côndilo lateral do fêmur e, distalmente na porção anterior da superfície intercondilar da tíbia, e o ligamento cruzado posterior(LCP)- caracterizado como o mais forte, se insere proximalmente na parte antero-medial do côndilo medial do fêmur passamedialmente ao LCA e fixa-se distalmente na porção posterior da área intercondilar do fêmur.
Além de seu apoio capsular e ligamentar o joelho contém dois meniscos, cada um é um coxim de fibrocartilagem com formato de cunho e com inserção periférica na cápsula articular. Eles se projetam centralmente e se movimentam livremente na flexão em sustentação do peso, ambos possuem um formatocaracterístico e crescente. Os meniscos classificam-se em: meniscos mediais com formato semilunar e os meniscos laterais com uma forma mais compacta e uma curva quase fechada.
A patela está localizada entre o tendão do quadríceps e sua inserção na tuberosidade da tíbia, aprimora a vantagem mecânica do mecanismo extensor do joelho.
O joelho apresenta então um papel importante principalmente a nível motor edevemos então ter uma atenção maior quando este é afetado fisicamente, é importante saber lidar com as lesões causadas no joelho, pois uma lesão nesta área sem devido tratamento pode ser fatal para a vida do lesionado.

2. LESÕES DOS LIGAMENTOS CRUZADOS
A participação cada vez maior nos exercícios e nos desportos nos anos mais recentes pressagiou uma maior incidência de lesões dos cruzados. Alesão do LCA é muito mais comum que a lesão do LCP.
O ligamento cruzado anterior (LCA), é uma estrutura localizada no centro da articulação do joelho à frente de um outro importante ligamento, o ligamento cruzado posterior. Ambos tem a importante função de manter a estabilidade da articulação. O LCA tem aproximadamente 04 cm de comprimento, é constituído por duas bandas, que por sua vez sãoconstituídas por fibras de colágeno e têm sua origem no fêmur (local onde frequentemente ocorrem as lesões) e sua inserção na tíbia. A lesão do LCA ocorre mais frequentemente em resposta a uma carga em valgo em combinação com rotação tibial externa ou à hiperextensão com rotação tibial interna. O primeiro mecanismo ocorre tipicamente nas tentativas de manobras com cortes rápidos com o pé em contato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os ligamentos do joelho
  • Novo ligamento no joelho
  • Lesão do ligamento cruzado anterior
  • Lesão ligamento colateral lateral
  • Recuperação espontânea de lesão de joelho
  • Lesão do ligamento cruzado anterior (lca)
  • Fisioterapia em pacientes pós-operatório do ligamento cruzado anterior do joelho
  • Ligamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!