Ler e escrever não só nas aulas de portugues

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
LER E ESCREVER NÃO SÓ NA AULA DE PORTUGÊS

SUZANA OLIVEIRA BATISTA VALE

No Brasil até o inicio do século XIX a leitura foi considera uma atividade criminosa, o povo brasileiro somente passou ater acesso à educação escolar a pouco menos de cinquenta anos, essa evidencia caracteriza as dificuldades que encontramos hoje em aprender a ler e a escrever corretamente o Português. O nosso idiomasofreu influencia dos primeiros colonizadores portugueses analfabetos, da língua falada pelos índios e dos escravos trazidos de várias regiões da África, esse Português originário dessa miscigenação delínguas, aprendido pela grande parte da população brasileira que esteve durante muito tempo fora da escola, difere-se do português falado pelas elites.
As universidades foram criadas em meados doséculo XX e a ciência da linguagem apenas a cinquenta anos se faz presente no universo acadêmico. O novo conhecimento da linguagem nos revela que falamos uma língua parecida com o Português e por razõesde política cultura temos que aprender a ler e a escrever no idioma oficial que é o Português essa constatação nos permite deixar de culpar a escola como também a escola de culpar nós mesmos, por nãotermos aprendido a ler e escrever com precisão.
Assim como a língua estrangeira, o ensino do Português deve partir da familiarização, e isso acontece através da prática constante de leitura eescrita, como também da compreensão dos processos de construção das palavras e de todos os elementos gramaticais que constituem a língua escrita. A sala de aula é um lugar de criação de vinculo a leitura eo professor é o mediador desse processo, a biblioteca da escola se apresentar como lugar de cultivo pessoal do vinculo estabelecido, caracterizando-se pela magia da descoberta de um tesouroinesgotável do conhecimento construído historicamente.
Através da atividade de leitura orientada pelo gosto e pelo prazer de atribuir sentido a um texto o aluno é inserido no universo da cultura letrada,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANO DE AULA LER E ESCREVER O NOME
  • Escrever para ler e escrever para escrever
  • Ler e escrever
  • ler e escrever
  • Ler e Escrever
  • Ler e escrever
  • Ler e Escrever
  • Ler e escrever

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!