(Ler por prazer é o X da questão .

Páginas: 5 (1019 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
Atividade:
A partir da leitura do texto (Ler por prazer é o X da questão Num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo à leitura são muito mais que bem-vindos: são fundamentais), comente com suas palavras as possíveis razões que fazem do Brasil um país com baixo índice de leitura. Em seguida, sugira pelo menos 4 ideias para incentivar a leitura junto aos brasileiros.

Asrazões que fazem do Brasil um país com baixos índices de leitura carregam em suas raízes problemas como analfabetismo, o difícil acesso às bibliotecas, o preço alto dos livros e a baixa qualidade do ensino. A leitura precisa ser algo prazeroso. A educação e sua qualidade estão ligadas diretamente à leitura, alunos e pessoas em geral que têm o hábito de ler são mais instruídas e informadas em relação adiversos temas. No Brasil as pessoas são desprovidas de oportunidades e informação acerca da importância da leitura, acima de tudo, isso é uma questão cultural e diante da realidade negativa quanto à incidência de leitura pelas pessoas, cabem aos pais e professoresorientar e buscar maneiras que incentivem a sua prática.
Para que melhore o hábito de leitura no Brasil é necessário que: crie um espaço específico para leitura na escola, especialmente direcionado para alunos do ensino infantil e fundamental; Implantação de uma biblioteca construída com a participação dos alunos e acompanhamento do mediador, no caso, o professor.Assim como os pais, a escola também tem papel fundamental no incentivo à leitura. A realidade brasileira nos mostra que o acesso de grande parte da população aos livros é muito restrito. Há muitas crianças cujas famílias mal têm dinheiro para se sustentar, então é claro que não terão recursos para adquirir livros. Cabe à escola supriresse falta, oferecendo bibliotecas e salas de leitura. Abrir espaços para que os alunos apresentem as ideias acerca do conteúdo das obras lidas, essas podem ser expressas oralmente e tambématravés de
figuras, desenhos, pinturas, esculturas e muitas outras; Implantação de projetos sobre leitura, elegendo alunos escritores, receber nas dependências da escola o autor de um livro do qual os alunos já leram uma obra.Conscientizar os alunos de que a leitura deve ser algo diário e indispensável. Em casa os pais devem realizar leitura junto com os filhos para que esses vejam a prática como algo que faz parte de sua rotina, e assim tome gosto pela mesma. Como em todas as outras áreas da vida, o exemplo dos pais também contamuito quando o assunto é literatura. Crianças cujos pais leem bastante e se mostram apaixonados pela atividade têm muito mais chance de se interessarem por ela. Os pais devem dar o exemplo. Se gostam de ler, se estão sempre com um livro na mão, a criança também vai querer fazer isso. Levar alivrarias, rodas de leitura, eventos literários e centros culturais também ajudam muito, pois despertam a curiosidade e incentivam a intimidade da criança com os livros. Pais que não leem e não incentivam a leitura, por tanto, não podem reclamar da falta de interesse dos filhos.
O hábito da leitura tem que se iniciar desde cedo começando com as crianças, por que não adianta querer mudar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ler por prazer é o X da questão
  • Ler por prazer é o x da questão num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo à leitura são muito mais que...
  • Ler é um Prazer
  • prazer de ler
  • Ler por prazer
  • RE: Unidade I
  • Ler é Prazer
  • Fichamento O prazer de ler Freud

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!