LER/DORT

Páginas: 11 (2534 palavras) Publicado: 20 de maio de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DOENÇAS OCUPACIONAL (LER/DORT) 4
3 CONCLUÇÃO 12
REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão abordadas sugestões ergonômicas, medidas legais que as empresas precisam seguir em relação às doenças ocupacionais e como essas medidas são importantes para o desempenho e aqualidade proporcionada pela empresa, mostrando assim a preocupação com a saúde dos funcionários.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DOENÇAS OCUPACIONAL (LER/DORT)
A pressão ocasionada sobre as empresas em função da alta concorrência têm proporcionado estudos voltados para redução de custos e aumento de produtividade. Esses fatores de certa forma cobram uma produtividade maior dos trabalhadores, e comoconsequência, muitos casos de lesões por operações repetitivas. Nesse sentido, as empresas estão buscando alternativas para adequar o colaborador em um posto de trabalho, de tal forma que consiga melhorar sua produtividade, aliando a uma redução do número de lesões nos trabalhadores. Assim sendo, estudos ergonômicos vem ganhando espaço dentro das organizações, pois um trabalho preventivo é menos onerosofinanceiramente para as empresas, do que corretivo, pois um colaborador afastado proporciona um ônus financeiro sem a contra prestação de serviços. Nesse sentido, os trabalhos ergonômicos iniciam nos departamentos ou postos de trabalho onde há maior incidência de acidentes de trabalho, afastamentos, doenças, absenteísmos e até mesmo rotatividade de empregados.
  Segundo Viljanen (2003), LER é asigla para lesão por trauma cumulativo ou ainda pode ser chamada de DORT, que seria o distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho. Szeto et al (2005), nos fala que a DORT/LER trata-se de um problema de saúde que atinge principalmente os membros superiores e é causado pela prática de tarefas com movimentos repetitivos ou posturas inadequadas, atacando músculos, nervos e tendões, provocandoirritação e inflamação.
    Bruto (1999), concorda com Viljanen (2003), ao afirmar que a DORT/LER é um distúrbio osteomuscular e que esta relacionado diretamente com o trabalho, tratando-se de um problema que atinge grande parte dos trabalhadores da indústria, causada pela repetição cumulativa de movimentos.
    Nieman (1998), por sua vez nos informa que a DORT/LER é o principal fator das faltas dotrabalho representando 70% dos casos de afastamento no mundo. Ele ainda nos fala que os membros superiores são mais acometidos 90%, pela patologia pois seriam eles os responsáveis pela manipulação e produção de todo tipo de produto consumido pelos seres humanos.
    Adams et al (1995), finaliza dizendo que a LER ou DORT, pode ser considerada como uma doença ocasionada pelo labor e que atrapalha asfunções osteomusculares atingindo também as articulações, provocando fortes dores na região afetada impedindo a continuação da atividade do labor.
    A W.C.A. (2001), contribui e nos fala que a doença leva um certo tempo para se manifestar no sujeito e que a patologia pode ser dividida em estágios, conforme os sintomas específicos. Ele classifica a DORT/LER em:
Estágio 1 – Dor e cansaço nosmembros superiores durante o turno de trabalho com melhora aos finais de semana. O portador deste estágio pode referir ainda, desconforto no membro afetado, dor espontânea localizada nos membros superiores ou cintura escapular, ás vezes com pontadas que aparecem esporadicamente durante a jornada de trabalho.
Estágio 2 – Dores constantes, sensações de cansaço persistente e distúrbios do sono com aincapacidade para certas funções simples do trabalho. Segundo o autor neste estágio, a mais persistente e contínua mesmo após o labor. Aparecendo durante a jornada de trabalho de forma intermitente, sendo tolerável e permitindo o desempenho de suas funções laborais porém com redução de sua produtividade. A dor neste estágio seria acompanhada de parestesia e calor, além de leves distúrbios de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DORT E LER
  • Ler/dort
  • LER e DORT
  • Ler-dort
  • Ler dort
  • LER/DORT
  • LER DORT
  • Ler dort

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!