LER, DIZER E O JOGO LITERÁRIO: FATORES QUE INSTIGAM A LEITURA

Páginas: 7 (1738 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC




CURSO DE LETRAS




Karen Regina Borstmann





LER, DIZER E O JOGO LITERÁRIO: FATORES QUE INSTIGAM A LEITURA






Santa Cruz do Sul
2011







Karen Regina Borstmann





LER, DIZER E O JOGO LITERÁRIO: FATORES QUE INSTIGAM A LEITURA




Ensaio apresentado ao Curso de Letras da Universidade de Santa Cruz doSul, como tarefa integrante da disciplina de Monografia I.
Orientador: Prof. Ms. Elenor José Scheneider







Santa Cruz do Sul
2011





SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................................... 3
2 LER, DIZER E O JOGO LITERÁRIO: fatores que instigam a leitura ........................ 4
2.1 Ler edizer: qual a distinção?............................................................................................ 4
2.2 O jogo numa perspectiva literária.................................................................................... 5
3 CONCLUSÃO....................................................................................................................... 7REFERÊNCIAS....................................................................................................................... 8











1 INTRODUÇÃO
O ato de contar, ouvir e ler histórias é muito antigo. Desde os primórdios, os mais velhos mantinham o hábito de contarem suas façanhas para os mais novos. Para tanto, eles não se utilizavam da leitura ou, simplesmente da fala, mas, sim, de um dizercarregado de significações.
A partir de suas vivências, as pessoas impregnavam suas falas com marcas como entonação, gestos, olhares, etc. que faziam com que a história contada parecesse estar ali, diante dos olhos daqueles que ouviam.
Esta arte, de dizer, ainda é muito presente nos dias de hoje, apesar de já existirem as histórias impressas. É possível perceber, de maneira bem clara, que não hácomo duas pessoas contarem a mesma história exatamente da mesma maneira. As vivências, isto é, as marcas de cada uma sempre irão interferir e dar uma particularidade para a história.
Neste pequeno ensaio buscamos diferenciar o ato de dizer da oralidade. Através desses dois conceitos definidos, queremos ainda abordar a perspectiva de jogo literário, trazendo definições e explicações de como aleitura pode tornar-se um jogo.

















2 LER, DIZER E O JOGO LITERÁRIO: fatores que instigam a leitura

Em inúmeros casos, a leitura é vista como algo entediante, que não causa divertimento. Muitos são os que pensam que lendo não há como divertir-se. Mal sabem eles que a leitura pode – e deve – ser muita divertida. Cabe ressaltar aqui que o divertimento não é tidoapenas como algo alegre e engraçado, pois para algumas pessoas fatos tristes podem ser divertidos.
É através desta perspectiva que buscamos confrontar aqui a leitura como processo de decodificação e o ato de dizer como uma releitura de um texto já existente. Além disso, queremos mostrar ainda que ler é um jogo e que esse jogo literário é realmente fascinante.

2.1 Ler e dizer: qual a distinção?Elie Bajard faz com que consigamos perceber uma clara diferença entre a leitura oralizada e o dizer. Segundo Bajard (2001, p. 74), a leitura é a atividade silenciosa em que se constrói o sentido a partir da decodificação dos sinais gráficos. Já o dizer, conforme ele, é uma atividade de comunicação vocal de um texto que já existe (BAJARD, 2001, p. 74). O autor define, assim, o dizer como “umaatividade de comunicação instaurada a partir da tradução de um texto escrito em um texto oral” (p. 73).
Entretanto, o próprio Bajard nos mostra que este conceito é ambíguo, pois a oralização também é conhecida como leitura em voz alta. Ele define a como uma “atividade de identificação das palavras através da voz” (2001, p. 74), o que não deixa de ser uma maneira de comunicar o texto. O que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intercessores literários para dizer uma vida do fora
  • Leitura de um texto literario
  • A importância da leitura de um texto literário
  • Projeto literário "sede de leitura'
  • Ler é Prazer
  • Aprendendo a ler pela Leitura Dinamica
  • Leitura: o desafio de ler com prazer
  • A importancia da leitura no ato de ler

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!