ler artigos cientificos

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
PROF.ANGELA CRISTINA
ENGENHARIA CIVIL
30 ABR.2013

UBIRACY RAMOS

RESENHA: LER ARTIGOS CIENTÍFICOS

AQUINO, Ítalo de Souza. Como ler artigos científicos: da graduação ao doutorado. São Paulo:Saraiva,2010.

O Livro do autor Ítalo de Souza Aquino Como ler artigos Cientificos:da graduação ao doutorado, vem suprir anecessidade dos acadêmicos de se adaptar a nova vida de leitura e elaboração de artigos científicos e acostumar-se com novas práticas e técnicas específicas para a leitura e o desenvolvimento do intelecto e a forma de comunicação. Reunindo o que aprendeu e sistematizou nesse livro o papel da leitura, completando, o que pra ele aparentava faltar em suas duas outras obras COMO ESCREVER ARTIGOSCIENTÍFICOS e COMO FALAR EM ENCONTROS CIENTIFICOS, Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal da Paraíba, possui os títulos de Master of Science e PHD em Entomologia pela Universidade do Estado de Oklahoma (EUA). Fundador e chefe do Laboratório Apícola da UFPB, detém produção técnica e bibliográfica (artigos, resumos, palestras, orientação etc.) no Brasil e exterior. Pesquisador e consultor doConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com patente de invenção e vários prêmios nacionais e internacionais relacionados à sua área de atuação.
Ítalo trouxe nesse livro a reflexão e a importância de dominar a leitura e as habilidades que são necessárias na hora de ler para captar e absorver o conhecimento. Ler é importantíssimo tanto para um pesquisador, como para qualquerpessoa, e querendo ou não a leitura está diretamente ligada aos sentidos, quem não ler, ver, fala e ouve mal.
Nos primeiros capítulos, o autor fala claramente sobre a importância de como ler artigos científicos, e que os mesmos servem de enriquecimento para a vida no cotidiano de qualquer pessoa, pois cada artigo tem por si só sua finalidade que pode ser, contribuir na formação de um acadêmico,um professor, um doutor como fonte de conhecimento de pesquisa, ou até mesmo pra uma dona de casa auxiliando-a e contribuindo na sua rotina. Hoje temos muitas ferramentas que nos auxiliam a esclarecer dúvidas, como a internet que é uma fonte de informação onde pode-se de forma fácil ter acesso a muitas coisas. Nós brasileiros e mundo não temos o hábito da leitura ou de buscar a informação, e issoé um trágico erro, pois nos privamos e deixamos de lado a absorção e o enriquecimento de nós mesmos, de uma comunidade país e de um mundo melhor, com o conhecimento a sociedade se tornaria mais sabia, e assim com certeza viveríamos bem mais e melhor.
Mas a leitura é encarada como banalidade, tanto faz, eventualmente as pessoas suam mais a camisa com muito medo de dar um passo à frente medo dodesconhecido conhecimento, ler artigos científicos faz parte dessa busca. E Ítalo destaca que num passado bem próximo, uma pessoa comum dificilmente teria acesso a tanta informação e com tanta facilidade, pois antes essas pesquisas eram destinadas exclusivamente a doutores, mestres, mas hoje todos podemos nos favorecer do conhecimento. E quando decidir ler um artigo é necessário assumir o dever deinteressar-se por que o que não te interessa não te agrada, não é simples, ler por ler. Por que a falta de interesse ocasiona que não irá conseguir absorver entender aquele artigo, ou a leitura que está fazendo, será como nada e nada.
Nos capítulos seguintes, aguça instintivamente a busca, guiando e indicando cada passo na leitura do corpo de um artigo :título, autor, afiliação, resumo, palavra-chaves, introdução, objetivo, material e métodos, resultados e discursões, conclusão, agradecimentos e referências bibliográficas. O que realmente o autor buscou foi fundamentar o gosto e a importância de aproveitar literalmente o máximo que um artigo tem.Com papel de preencher a lacuna que para muitos acadêmicos é desconhecida na iniciação de uma graduação e é realmente de grande auxilio cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo cientifico: por que não ler os classicos
  • para ler artigos
  • Artigo Para Ler
  • Como ler um artigo
  • Artigos cientificos
  • Artigo cientifico
  • Artigo Cientifico
  • artigo cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!