leptospirose

Páginas: 2 (317 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
A leptospirose é uma doença aguda, resultante da infecção por espiroquetas (bactérias espiraladas) do gênero Leptospira. A infecção é, na maior parte das vezes, assintomática e adquiridapelo contato direto com animais infectados ou, mais frequentemente, pela exposição à água, lama ou solo contaminados com a sua urina. Há incidência de leptospirose tanto em áreas urbanas quantorurais. Entretanto, a maior parte dos casos ocorre em regiões metropolitanas periféricas de países pobres ou em desenvolvimento, associado às precárias ou inexistentes redes de saneamento básico, quepropiciam a proliferação de roedores-principais vetores das leptospiras. Assim no contexto urbano, a leptospirose atinge principalmente pessoas de baixo nível sócio-econômico, e o seu controle estádiretamente relacionado a melhorias nas condições de saneamento básico. Em 90% dos casos, as manifestações clínicas são benignas e autolimitadas, e não permitem distinguir com segurança entre a leptospirosee inúmeras outras síndromes febris e miálgicas semelhantes.
As formas mais graves da doença, com expressiva letalidade, ocorrem apenas na minoria dos casos. Exibem geralmente um quadro clínico algomais característico, conhecido como doença (ou síndrome) de Weil, em que há icterícia, insuficiência renal e manifestações hemorrágicas.
Os humanos são hospedeiros acidentais e terminais dentro dacadeia de transmissão do agente patogênico Leptospira. Os principais reservatórios urbanos das Leptospiras são os roedores e outros mamíferos de menor importância como os caninos, suínos, equinos,ovinos e caprinos. Os ratos abrigam as bactérias nos rins e as eliminam vivas no meio ambiente, re-infectando constantemente o solo, a água e outros animais.
O rápido crescimento populacional, o aumentode favelas, eventos de enchentes e a falta de saneamento básico têm contribuído para a manutenção de condições para a proliferações de roedores nas cidades. Como o controle de roedores nos centros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leptospirose
  • Leptospirose
  • Leptospirose
  • Leptospirose
  • A leptospirose
  • Leptospirose
  • Leptospirose
  • leptospirose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!