Leptospirose em cães

Páginas: 9 (2017 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
A leptospirose é uma infecção contagiosa com potencial zoonótico causado por bactéria do tipo espiroqueta, de forma espiralada, dotada de flexibilidade e mobilidade.
O primeiro possível caso de contágio humano foi relatado em 1800, ocorrido no Cairo, Egito, por um médico militar francês, Larrey, em dois indivíduos pertencentes ao exército napoleônico. Já a primeira possível observação deleptospirose canina foi feita 50 anos mais tarde, por Hofer.
Em 1907 foi dada a denominação de Leptospira interrogans à bactéria responsável pela infecção após ser observada em microscópio por Stimson, devido a sua forma espiralada com terminal em forma de gancho, lembrando um ponto de interrogação.
Os primeiros estudos brasileiros sobre a doença foram feitos por Aragão (Rio de Janeiro) e Carini (SãoPaulo) no ano de 1918; e a mesma em cães, por Darcoso Filho e Azevedo & Santos, em 1940 e 1945, respectivamente.

CARACTERÍSTICAS DO AGENTE
A leptospirose é causada por bactéria Gram negativa pertencente à família Treponemataceae, ordem Spirochaetales e gênero Leptospira.
As leptospiras são espiroquetas, com forma espiralada, flexíveis e móveis. São seres aeróbicos obrigatórios e parasitospor necessitarem de ácidos graxos para sua reprodução. Medem de 6 a 20 µm de comprimento com diâmetro de 0,1 a 0,2 µm.
Apresentam membrana citoplasmática e parede celular envolta por uma membrana externa com dupla camada composta de proteínas, fosfolipídeos e lipopolissacarideos na camada externa, que em condições desfavoráveis de pH, temperatura e em ambientes secos resultam em uma desorganizaçãodeste envelope, com consequente destruição do agente no meio ambiente. (FAINE et al., 1999)
A sobrevivência é favorecida na presença de água (podendo durar até 3 semanas) e umidade, em ambiente com pH entre 6 e 8, e temperatura, preferencialmente, entre 10°C e 34°C. No leite e na urina ácida não permanecem com vida por muito tempo; já na urina neutra ou alcalina, sobrevivem até 24 horas.
Sãodivididas em duas espécies: Leptospira interrogans e Leptospira biflexa; sendo patogênica apenas a primeira, com mais de 200 sorovares divididos em 23 grupos, e, a segunda, de vida livre no ambiente.

RESERVATÓRIOS
A leptospirose acomete mamíferos, entre eles: humanos, animais domésticos ou silvestres. Seu principal hospedeiro é o rato, sendo conhecido como portador sadio universal, pois possui acapacidade de acomodar o agente infeccioso em seu organismo e transmiti-lo sem manifestar sintomas.
Além dos ratos, que por serem pequenos e poderem percorrer diferentes ambientes, são os animais com a mais alta probabilidade de transmissão para o homem, os cães também o são, devido a proximidade entre os mesmos.
Sorovares de Leptospira interrogans patogênicos em cães:
australis
autumnalisballum
bataviae
bratislava
canicola
icterohaemorrhagiae
grippotyphosa
hardjo
pomona


TRANSMISSÃO
A transmissão da doença pode ocorrer de forma direta ou indireta.
Na forma direta, o fator de risco é o contato com secreções corporais como sangue, urina ou sêmem do animal infectado, podendo penetrar no organismo através da placenta, pele (ferida ou não) ou mucosas nasal, digestiva,ocular ou genital.
Já na indireta, a ingestão de água ou alimentos contaminados ou o contato com água ou solo que tenham tido infectados são bastante. A invasão do reservatório ocorre da mesma forma que na direta.
Para os cães, principalmente aqueles que vivem apenas no exterior das residências, o perigo de contágio é maior pois o rato (principal disseminador da infecção) pode facilmente contaminar oambiente. A água para o consumo do animal, assim como seus locais de descanso e lazer e restos de comida deixados no recipiente de refeição são os principais modos de transmissão por haver uma probabilidade maior de conterem a urina do mesmo. Pode ser citado como exemplo o fato do roedor urinar na refeição, podendo essa se tratar da ração deixada como sobra.
Após o contágio, o tempo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leptospirose
  • Leptospirose
  • Leptospirose
  • Leptospirose
  • Leptospirose
  • A leptospirose
  • Leptospirose
  • Leptospirose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!