Leolo e Fenomenologia

1036 palavras 5 páginas
TENDO O FILME LÉOLO COMO REFERÊNCIA, INDIQUE A PRESENÇA DA TRANSCENDÊNCIA NELE E ALGUMA OUTRA DIMENSÃO EXISTENCIAL PRESENTE NESTE FILME.

Ansiedade, Culpa e Transcendência

O filme Leolo, do diretor Jean-Claude Lauzon, aborda nas cenas em que Léo planeja e executa a tentativa de assassinato contra seu avô enquanto ele toma banho, uma das dimensões fundamentais do existir: a ansiedade.
Tendo em vista que, ”ansiedade é um jeito nosso de viver a angústia em que temos a esperança de que se realizarmos algumas coisas, nossa aflição terminará.” 1, torna-se nítida a existência dessa dimensão nestas cenas, uma vez que Léo transfere a seu avô a responsabilidade por grande parte dos problemas enfrentados por ele e vê em sua morte a solução para eles, pois teoricamente levaria ao fim a sua aflição amorosa, que na verdade não terminaria totalmente.
Além disso, a ansiedade também é vista como “o estado subjetivo da conscientização por parte do individuo de que sua existência pode ser destruída, de que ele pode perder o próprio ser e seu mundo, que pode transformar-se em ‘nada’”.2 , assim subentende-se que este também seja um dos temores de Léo: perder a sua essência, deixar de sonhar, deixar de entrar em contato com.
Neste sentido, analisando não só esta cena, mas o filme como um todo, a essência de Léo é sonhar, o que só ocorre por meio de sua amada Bianca, a sua Sicília. Assim, o envolvimento de Bianca com o avô de Léo poderia ter representado para ele uma ameaça de destruição de seu ser, visto que o afastamento de Bianca (como ocorre futuramente com a “traição” de Léo com Regina) poderia resultar na destituição da existência de Léo, de seu mundo, de sua essência: o sonhar, o sonhar com sua amada. Deste modo, a angústia vivida naquele momento por Léo é verdadeira e por consequência, a ideia de matar seu avô também é uma resposta verdadeira para o que lhe vem ao encontro, assim, sabendo que “o sentimento de culpa surge quando não dou nenhuma resposta verdadeira

Relacionados

  • Meus trabalhos
    52065 palavras | 209 páginas