Lentwi

4033 palavras 17 páginas
Mecânica
A Mecânica é uma das partes em que a Física foi dividida. E a mais antiga de todas, pois como sabemos a Física estuda os fenômenos que ocorrem na natureza e o que primeiro chamou a atenção do homem foi o movimento dos corpos. Assim criaram a Mecânica para que estudássemos os movimentos e o repouso dos corpos.
Para entendermos melhor o estudo desses movimentos e repouso dos corpos a Mecânica foi dividida em: Cinemática, Dinâmica, Estática.
A Cinemática estuda o movimento e o repouso sem se preocupar com as causas que os originam. E ainda é dividida em duas partes: Cinemática escalar e Cinemática vetorial.
A Dinâmica estuda o movimento e as suas causas.
A Estática estuda particularmente o repouso dos corpos sendo um caso particular da Dinâmica.
Eletro magnetismo
Pela Lei de Farada podemos observar que a variação do campo magnético produz um campo elétrico. Em 1864, o físico escocês James Clero Maxwell ( 1831-1879) analisou o efeito inverso, ou seja se a variação do campo elétrico produziria uma variação do campo magnético.
Maxwell mostrou que é possível ocorrerem situações em que um campo elétrico variável produz um campo magnético também variável, com este produzindo um campo magnético variável como o primeiro.
Quando uma carga elétrica oscila, ela produz campos magnéticos e elétricos que variam com a mesma frequência da carga oscilante, este fato é suficiente para termos uma onda eletromagnética.
Quando uma onda mecânica passa por um ponto, a partícula que se encontra nesse ponto inicia uma oscilação com mesma frequência e período que a onda. Já no caso de uma onda eletromagnética são os campos magnéticos e elétricos que variam suas intensidades ora num sentido ora noutro.
A direção de propagação de uma onda magnética é perpendicular e em fase à onda de propagação elétrica, isto é elas estão sempre em planos transversais.
A figura acima representa o comportamento dos campos magnéticos (B) e elétrico (E), um determinado momento para uma onda

Relacionados