Lendo as escrituras com os Pais da Igreja

Páginas: 24 (5781 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1. Por que ler os Pais?
Jerônimo, Agostinho, Basílio, Gregório de Nazianzo, João Crisóstomo, Gregório de Nissa, Atanásio, Orígenes, Teodoro de Mopsuéstia, Cirilo de Alexandria, Clemente de Alexandria, Justino Mártir, Irineu, Ambrósio, Gregório o Grande. Que é um pai da igreja? Todos os antigos líderes cristãos recebem está designação.

Podem os pais ser confiáveis

Para muitos cristãosprotestantes, há uma profunda suspeita de que os abusos do catolicismo romano medieval tiveram suas sementes nos pensamentos dos próprios pais. O próprio Martinho Lutero questionou: [...] que beneficio há em confiar nos velhos veneráveis pais, que foram aprovados ao longo de uma extensa sucessão de épocas? Ao mesmo tempo, porém, Lutero ouve-os criteriosamente e louva-os quando sente que interpretama Escritura corretamente.

Sola Scriptura?

Para muitos protestantes, grande parte da história da igreja permanece um território devastado e improdutivo, um deserto de erros fortemente caracterizados pela ausência da direção e discernimento do Espírito Santo. Somente com a chegada de Lutero, Melanchton, Calvino, Zuinglio e Simons uma compreensão clara, autentica e biblicamente enraizada doevangelho foi resgatada e revitalizada.
Ao mesmo tempo, Sola Scriptura nunca significou que as únicas fontes de que o cristão necessita para compreender bem a Palavra de Deus são a Bíblia e o Espírito Santo.
Ausência de memória

A mente moderna acredita Wilken, perdeu qualquer sentido de obrigação para com o passado. Em lugar disto, muitos pensadores modernos limitaram intencionalmente a suaconfiança nas ideias e tradições passadas, optando por considerar a reflexão autônoma como o coração da racionalidade. A pessoa descobre a verdade unicamente ao separar-se por ato intencional do objeto do conhecimento. Wilken observa que, ao passo que a fé cristã tem sido sempre um empreendimento crítico e racional, e na sua expressão mais elevada tem acolhido a sabedoria do mundo no ambiente dafé, os pensadores cristãos mais sábios também reconheceram que eram portadores de tradição, uma tradição fundada sobre a Escritura, sujeita à investigação critica, testada na vida de incontáveis homens e mulheres, defendida contra critica elaborada em miríades de cenários sociais e culturais.

Uma longa viagem do lar

Thomas Oden cresceu em uma família profundamente enraizada na tradiçãopietista e nos ideias políticos do Partido Democrático. Seus pais combinavam uma devoção à Escritura e uma profunda fé pessoal com um compromisso para com a filosofia política liberal e o movimento de união. Oden assumiu seriamente esta formação, especialmente a ideia de que a fé genuína sempre se revela em ação concreta. Como jovem teólogo, acreditava que seus companheiros e estudantes julgariam suacontribuição para a academia e a igreja pelo critério da inovação. O desafio de criar e inovar substituía a sua apreciação e apropriação da própria tradição e autocompreensão da igreja. Ele continuou a se sentir fortemente atraído para o existencialismo no final dos anos cinquenta e inicio dos sessenta, uma fascinação seguida e complementada por um interesse na psicologia pós-freudiana. Suainteração com a Escritura e outros textos teológicos foi menos um diálogo do que um processo de filtragem, em que ele permitia que as fontes lhe falassem somente à medida que elas pudessem satisfazer as suas condições, cosmovisão e pressuposições como homem moderno. Oden para compreender que ser um teólogo significa lutar para criar algo novo, desenvolver uma nova teologia, ver as coisas diferentemente doque quaisquer outros tinham visto antes e por esse meio, oferecer minha habilidade pessoal e experiência subjetiva como um teólogo para o mundo emergente. Somente então, em meus quarenta anos comecei a tornar-se um teólogo.

2. A mente moderna e a Interpretação Bíblica

Uma vez que os teólogos comecem a escrever confinados na estrutura reducionista, eles não senão outra escolha senão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Lendo As Escrituras
  • Os pais da igreja
  • Os Pais da Igreja
  • Os Pais da Igreja
  • A igreja de pais e filhos
  • Teologia dos pais da igreja
  • TRABALHO FICHAMENTO OS PAIS DA IGREJA
  • ANÁLISE DA CONFISSÃO DE FÉ DE GUANABARA COM OS PAIS DA IGREJA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!