LENDAS

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
LENDAS DE PARATY


A Divisão da Terra
 
Conta à lenda que quando Deus andou distribuindo terras pelo mundo, o diabo logo correu a reclamar a sua parte. Apontando para um pequeno ponto, perdido entre a serra e o mar, respondeu-lhe o criador. "Lá, aquilo é para ti i”.
 
A Lenda da Serpente
 
 Em uma tarde nublada uma mãe desesperada corta a praça em direção a matriz, trazia no colo seurebento que chorava faminto, pelo que a história conta esta criança nascera de um amor proibido e amaldiçoado pelo destino, por ser o menino filho de um mistério. Desesperada a mãe do menino aos pés da santa do altar mor da igreja matriz largou o seu filho, o que se fala e que o menino cresceu, e em uma serpente se transformou e embaixo dos pés da santa sua cabeça ficou, e tendo o resto caudal coma ponta virada para ponte do pontal. Pôr mais carinho que a N.S. a ele deu, o menino revoltado cresceu, e ainda não citado, é que o menino é o neto do chifrudo. A mãe que o rebento pariu? A loucura a consumiu, e fala o povo que em certa hora de certa época, ouvem-se gritos de uma mulher histérica respondendo ao choro de um recém nascido. U tar menino, dizem pôr ai que a igreja esta afundandoporque a serpente de vez em quando se mexe, tentando livrasse dos pés de Nossa Senhora, e se você não acredita vai a lateral da igreja e veja, pois a parte traseira e mais alta que parte da frente. E se mesmo assim você não acreditou, sente na praça espere o tal dia e há tal hora, mas quando ouvir os gritos e se você estiver sozinho, corre, pois o choro que vai ouvir e do chifrudinho maldito...
 
ANoiva da Santa Rita
 
 Conta-se que alguns anos a pós o termino da construção de Santa Rita, foi programado um casamento, tudo preparado depois de muitos meses, chegou o grande dia.
Na manhã da data marcada, acabou por acontecer um fato inusitado, a moça foi encontrado morto e vestido de noiva, o que seria para ser uma data festiva, acabou por ter um desfecho triste.
Após o velório o noivodesesperado quase chegando à loucura, contrariando a todos resolveu ficar em frente à igreja, lá pelas tantas segundo se fala é que o portão do cemitério que existe ao lado do monumento em questão abriu e de dentro dele uma mulher vestida de noiva saiu e se dirigiu a um pequeno bebedouro que existia ali em frente.

O Rapaz mesmo não entendendo a visão surreal, resolve ir a direção da mulher quenaquele instante debruçava-se para beber água. A mulher vire-se para o rapaz e diz antes de desaparecer no ar que o motivo da sua morte foi à sede.

O rapaz aos gritos saiu pela cidade enlouquecido acordando a todos, pedido que o tumulo de sua amada fosse aberto, pois ele a pouco instaste tinha a visto em frente à igreja.

Na manhã seguinte na primeira luz da manhã foi até o tumulo que foiaberto e constatado que o corpo da mulher estava virado de brousse.

Fala-se que ainda hoje na data que corresponde ao dia que seria o casamento uma mulher vestida de noiva e vista andando em frente à igreja. E se você não acredita e só espera, pois na data que a meia noite de uma data determinada não se assuste se por acaso no largo de Santa Rita, você ver uma mulher vestida de noiva e se forsolteiro corra, pois ela ainda quer casar.

O maior mistério de todos, os mais velhos contam é que existe uma história que essa mulher é milagrosa. Se por acaso for visitar o local, peça a um dos guias do museu da igreja que mostre o tumulo que foi enterrada a mulher vestida de noiva.
 
Conde de Assumar
 
Conta-se que o Conde Assumar, vindo a Paraty em 1717, teve que mandar canoas abrindocaminho à frente do barco que tomou para ir a terra, tamanha era a piscosidade das águas da baía de Paraty, com grande quantidade de baleias.
 
O Tesouro de Trindade
 
Conta-se que na localidade de Trindade, na Ponta da Caixa d’Aço e entre rochas de Ilha do tesouro, onde são vistas algumas inscrições, existe ainda enterrado, grande tesouro roubado do Império dos Incas, por piratas espanhóis....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eu sou a lenda
  • A lenda
  • lendas
  • Lendas
  • Eu sou a lenda
  • a lenda
  • Lendas
  • Lendas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!