lendas de ourém, azambuja e alcobaça

1820 palavras 8 páginas
Trabalho de Grupo
- Histórias, Lendas e suas gentes -

Azambuja

 História de Azambuja
A origem de Azambuja remota ao século III a.C., altura em que os romanos invadiram a Península Ibérica.
Na altura, denominaram-na de Oleastrum (Óleo de Oliveira-Azeite) por ser muito rica em azeite e com forte produção do mesmo.
Mais tarde, quando habitada pelos Árabes, deram-lhe o nome de Azambuja (Olival Bravo), o que levou a pensar que as oliveiras “romanas” já não existissem.
A 1147, A Azambuja foi reconquistada aos Árabes por D. Afonso Henriques.
Foi dada por este rei a D. Childre Rolim, como recompensa pelo seu heroísmo e por se ter desviado da Cruzada à terra para o ajudar no Cerco a Lisboa.
D. Childre Rolim povoou-a e baptizou-a de Vila Franca, ficando conhecido como D.Xira, foi o fundador de Vila Franca de Xira.
Depois deste baptismo a vila perdeu o seu nome. Mais tarde após a mudança de D.Childre para o novo local, com o objectivo de o construir e povoar, a vila recorreu ao nome atribuído pelos Árabes, ficando assim conhecida por Azambuja.
Esta Vila teve foral concebido por D. Sancho I em 1200 e confirmado por D. Afonso II em 1218.
Em 1513 teve novo foral passado por D. Manuel.

 Património Histórico

1. Igreja Matriz de SantaMaria de Azambuja
Segundo consta, foi edificada na primeira metade do séc. XVI de estilo Maneirista (Estilo Chão), vindo posteriormente a ser enriquecida com talha dourada de pleno estilo Nacional de finais do dito século. Nas paredes estão azulejos seiscentistas, há a “Árvore de Jessé”, no altar da Nossa Senhora do Rosário (1595 – Simão Rodrigues) e a pintura a óleo sobre tela do “Calvário” no altar do Senhor Jesus das Chagas (início do século XVII, crê-se de André Reinoso ou da sua escola).

2. Pelourinho
Será oriundo do séc. XVI, muito provavelmente após a confirmação do “foral novo” de 1513, mas foi desmantelado em meados do

Relacionados

  • História da cultura portuguesa
    30726 palavras | 123 páginas
  • história de Rondônia
    146316 palavras | 586 páginas