lenda, Hierarquia Maçônica

Páginas: 7 (1750 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014
Lenda maçônica
A História da Maçonaria, remonta ao tempo do Rei Salomão. Como sabemos Salomão foi um homem muito sábio, mas por conta de suas abominações com as mulheres de terras estranhas ele abandonou a Deus. Mas antes Deus lhe deu o entendimento de construções, então ele ordenou a construção de um magnífico Templo, conhecido como "O Templo de Salomão".


O único, além de Salomão, quesabia decifrar as escrituras do Templo do Rei Salomão, era Hiram Abiff, este era Arquiteto e foi enviado por Hirão o Rei de Tiro, aliado do Rei Salomão. Hiram Abiff com um caráter e um grau de sabedoria bem elevado conquistou o Rei Salomão e o Rei deu a ele o conhecimento de decifrar os códigos para a construção do Templo que Salomão construiria para Deus. (1 Reis cap 7:13)
A Lenda de Hiram Abiffse dá como tendo sido assassinado por três maus companheiros. Lenda é um relato fantasioso que parte de um fato verídico; Hiram o arquiteto existiu; a história dos Hebreus o refere; e ele foi assassinado por três construtores porque ele era o único que sabia decifrar as escrituras do templo de Salomão, as quais alguns tinham cobiça. Alguns autores dizem que a Lenda teria sido criada para darsustento político à casa real dos Stuart.


Os nomes dos três companheiros que assassinaram a Hiram Abiff seriam Jubela, Jubelo e Jubelum; que deram origem aos sinais (posturas) dos três primeiros Graus maçônicos, simbolizando o corte da garganta; a extração do coração e a dilaceração do ventre, forma como Hiram teria sido assassinado, dentro da Lenda de Hiran Abiff, conhecida como Lenda do TerceiroGrau.

Nesta Lenda, surgem três "Assassinos", que feriram de morte o Mestre, através de golpes com instrumentos de trabalho, a régua, o esquadro e o maço. Todos os golpes contribuíram para essa morte e todos os produziram com excessivo dolo. Diz-se em maçonaria, "Assassino", aquele que "trai" os ideais maçônicos, pois "destrói" a vida espiritual.



Hierarquia Maçônica
O aprendizado maçomestá dividido por etapas. Cada etapa é desenvolvida numa Câmara própria, com seus respectivos graus. São elas:
Lojas Simbólicas (do 1º. ao 3º. grau).
Lojas de Perfeição (do 4º. ao 14º. grau).
Capítulos (do 15º. ao 18º. grau).
Conselhos de Kadosch (do 19º. ao 30º. grau)
Consistórios (31º. e 32º. graus).
Supremo Conselho (33º. grau).

Lojas Simbólicas
1º. Grau: aprendiz - O Aprendiz deve,acima de tudo, saber aprender. É o primeiro contato com o Simbolismo Maçônico. Aprende as funções de cada um no templo e sempre busca o desenvolvimento das virtudes e a eliminação dos vícios. Muitos maçons antigos afirmam que este é o mais importante de todos os graus.
2º. Grau: companheiro - A fase de Companheiro propicia ao maçom um excepcional conhecimento de símbolos, além de avançosritualísticos e desenvolvimento do caráter.
3º. GRAU: MESTRE - É o chamado grau da plenitude maçônica. No âmbito do Simbolismo (Lojas Simbólicas) é o grau mais elevado que permite ocupar quaisquer cargos. O Mestre possui conhecimentos elevados da história e objetivos maçônicos.

Lojas de Perfeição
4º. Grau: mestre secreto - neste grau, além de outros conhecimentos, o maçom aprende as virtudes dosilêncio. Avança, fantasticamente, no conhecimento de símbolos utilizados na maçonaria em geral.

5º. Grau: mestre perfeito - aprende-se no 5o. Grau a meditação interior. Privilegia este grau o princípio moral de render culto à memória de honrados antepassados. Completa o conhecimento dos graus anteriores.

6º. Grau: secretário íntimo ou mestre por curiosidade-é dedicado à necessidade de se buscar oconhecimento, sem o qual não há progresso. Contudo, adverte para a vã curiosidade, capaz de gerar malefícios. Investiga-se a miséria social e as maneiras de combatê-las, dentre outras coisas.

7º. Grau: preboste e juiz ou mestre irlandês - neste grau estudam-se a equidade, os princípios da justiça, o direito natural e alguns princípios éticos da liderança.
8º. Grau: intendente dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hierarquia
  • hierarquia
  • Hierarquia
  • Hierarquia
  • A Hierarquia
  • Hierarquia
  • hierarquia
  • hierarquia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!