LENCIONE, Sandra. A Mudança do discurso desenvolvimentista face a crise da economia. Fichamento

641 palavras 3 páginas
Nome David Alan Alvares
R.A 1021106-2 7º termo noturno
Geografia do Brasil
Técnica Geografia
LENCIONE, Sandra. A Mudança do discurso desenvolvimentista face a crise da economia. A falência das políticas de desenvolvimento regional.USP, São Paulo
Dados do autor:
- Professora Titular do Departamento de Geografia, defendeu tese de livre-docência em 1997, tendo desenvolvido seu pós-doutorado em 1992, na Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Possui Bachalerado em Geografia pela Universidade de São Paulo, (1975) e Licenciatura em Geografia, também pela mesma universidade e ano. O mestrado e o doutorado são em Geografia (Geografia Humana), sendo o primeiro título de 1985 e, o segundo, de 1991, ambos obtidos na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da região, metrópole, indústria e São Paulo.
Resumo: Esse texto procura situar porque houve uma mudança no discurso das políticas de desenvolvimento. Até recentemente a utilização da temática regional se constituiu no eixo central de legitimação de muitas dessas políticas. O que mudou? Estamos num momento em que não seria surpreendente reconhecer que a região – referência fundamental de grande parte dessas políticas, como conceito e realidade – carece de consistência, tanto teórica como empírica.
Pg Excertos (trechos)
119 Discutir porque houve uma mudança nos discursos das políticas de desenvolvimento e a falência proclamada das políticas regionais de desenvolvimento, permite entender não só o esvaziamento dos órgãos de desenvolvimento regional, como também situar a alteração do discurso desenvolvimentista.
120 As desigualdades do desenvolvimento territorial não eram um fato novo. Novidade era apenas que a preocupação, com as diferenças territoriais denominadas de desequilíbrios regionais, passaram a ser questão de estado, norteando discursos e planos governamentais de

Relacionados

  • Guia de estudos
    65468 palavras | 262 páginas