Leituras de dependência cultural e originalidade da literatura brasileir

2634 palavras 11 páginas
Gerson Luís Batista Santos

Leituras de dependência cultural e originalidade da literatura brasileira

Alagoinhas-2010

1Gerson Luís Batista Santos

Resumo: Este artigo se propõe a analisar o processo de relativização ocorrido em relação à ideia de originalidade da literatura brasileira em sua conjuntura de formação, ao passo que, averigua eventos inseridos no seu processo sociocultural de realização, o qual por sua vez, resultou de um intenso embate ideológico cujo determinara sua fluência paradoxal num contexto etnocêntrico.
Palavras-chave: Relativização. Originalidade da literatura brasileira. Contexto etnocêntrico. Abstract: This article aims to analyze the relativization happened to the idea of the Brazilian´s Literature originality of its formation process while check out events into its sociocultural realization process that by its turns came from an intense ideological fight which determined its contradictory fluency in the ethnocentric context.
Key-words: Relativizaton. Originality of the Brazilian Literature. Ethnocentric context.
Quando se tenta refletir acerca da existência de uma possível originalidade e autenticidade das literaturas, ou seja, na possibilidade de literaturas livres de influências de povos de culturas diferentes, nos defrontamos com uma interrogação imensurável, ocasionada por uma infinidade de dúvidas sobre os motivos que nos levam a creditar nas imagens que se propõem a representar os modelos socioculturais e ideológicos das sociedades, inclusive da nossa, e aceitá-las, defendê-las ou não.
Tenhamos ou não um posicionamento definido e resoluto quanto à aceitação das verdades que se destinam a resolucionar a problemática da originalidade da literatura brasileira, o fato é que o desenrolar dos desdobramentos e processos realizados em prol disso poderiam antes se

Relacionados

  • Copa do mundo 2014
    15634 palavras | 63 páginas
  • Por que flamengo?
    96248 palavras | 385 páginas
  • MINTZBERG QUINN LAMPEL GHOSHAL O Processo da Estrat gia 4 ed Bookman 2006
    349963 palavras | 1400 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas