Leituras CELAZER e Cadernos da Terceira Idade - EACH-USP

852 palavras 4 páginas
EACH – Escola de Artes, Ciência e Humanidades da Universidade de São Paulo
Resenha – Leituras Celazer e Cadernos da Terceira Idade
Integrantes – Caio Alexandre; Italo Reis; Marina Ramo, Wesley Silva; Davi Molina
Resenha

As Leituras CELAZER são um conjunto de estudos e de reflexões sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido nas unidades do SESC, métodos e formas de desenvolver e aplicar estas atividades nas unidades operacionais e de fonte de estudo para seus órgãos de planejamento. O centro de estudos possui produção teórica própria e presta a assessoria técnica interna e externa ao SESC, visa aumentar, como já demonstrado, consideravelmente o conhecimento da realidade do lazer no Brasil, através de vários gêneros de pesquisa.
Entre estas pesquisas podemos citar as seguintes, como o estudo que examina se as atividades manuais seriam próprias das categorias de baixa renda, onde há a analise a partir do estudo com voluntários que se enquadram nestas condições, sua conclusão que suas atividades manuais se distinguem de suas atividades de lazer. Há o estudo de cultura de massas, onde se debate a necessidade dos hábitos de leitura para a população, que de acordo com seus estudos há diversas causas para a não leitura da população, onde o que há de maior interesse são matérias fúteis e de pouco conteúdo cultural, onde revistas sentimentais, por exemplo, ocupam a maior parte da leitura. O estudo sobre lazer como objeto de reinvindicação urbana chama a atenção por ressaltar a perspectiva do imigrante, onde há o debate sobre o trabalhador que migra de sua cidade natal para uma cidade onde encontra maiores oportunidades de emprego, e assim, não encontra o lazer adequado para si, más também, foca na importância do desenvolvimento cultural a partir de animação cultural e a busca por espaços urbanos onde o lazer possa ser obtido.
Encontra-se o debate sobre os esportes que podem ser classificados como elitizados, o tênis ,por exemplo, que de acordo com a pesquisa do

Relacionados

  • Qualidade de vida
    45888 palavras | 184 páginas