Leiturae produção de texto

Páginas: 7 (1526 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2012
Leitura e Produção de Texto




Desafio de aprendizagem da Disciplina de Leitura e Produção de Textos do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.














Jundiaí/SP
2012






Introdução

A leitura é importante por enriquecer o vocabulário, desvendar os mistérios caracterizados pelo autor, formaropiniões críticas e fazer com que compreendamos corretamente o sentido do texto com seus gêneros textuais que cercam o nosso dia-a-dia quando lemos ou assistimos a um noticiário, recebemos um telefonema ou até mesmo quando enviamos e-mail. Além de facilitar na construção de textos jornalísticos, contos, e redativos.Desenvolvimento

➢ Concepção de leitura;
A leitura é uma atividade importante para nosso vida, pois nos traz conhecimentos e experiências como leitor.
Cada autor apresenta sua linguagem dentro dos textos sendo ela foral ou informal devendo cada receptor decodificar a mensagem escrita e interpreta-la.
➢ Estratégias de leitura;
Quando autor escreve um texto, expressa ao leitor a mensagem que pretendedefender, porém cada leitor interpreta de formas diferentes. Todos receptores devem procura compreender o texto e não somente prender-se aos significados das palavras conhecendo a estrutura textual presente no texto.
➢ Leitura e a produção dos sentidos;
A leitura permite que cada leitor compreenda o texto delimitando a construção de novos significados de interpretação a cada leiturarealizada. Embora o leitor tenha um amplo conhecimento em interpretação de texto gêneros textuais,a compreensão não é garantida, para isso tem que haver um aprendizado adquirido com a leitura para entender o sentido do texto.
¬ Gêneros textuais e suas características;
Definição de gênero textual e os elementos que caracterizam o gênero.
Desde a invenção da escrita alfabética, por volta do século VIIa.c diversas práticas comunicativas foram surgindo, denominadas assim gêneros textuais.
Os gêneros textuais se constituem como ações.
Espécie de sequência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição, (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).
Os gêneros textuais são os textos, concretizados que encontramos em nossa vida diária.
Exemplos de Gênerostextuais:
Conversa – telefonema.
Bilhete - carta-email.
Sermão, carta comercial, romance, aula expositiva, reunião de condomínio,horóscopo, receita culinária, lista de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, resenha, inquérito policial, conferência, bate-papo virtual, reportagem, notícia jornalística, lista de compras, edital, concurso, piada, conversação espontânea.
A Notícia.
É umgênero textual do jornalismo. É o relato de fatos ou acontecimentos a comunidade, e capaz de ser compreendido pelo público. [...] tudo que o público necessita saber; tudo aquilo que o público deseja falar, quanto mais comentário suscite, maior é o seu valor. Enfim, essa é a descrição de um fato ou acontecimento presenciado por um repórter, sem que esse o comente ou emita a sua opinião.
A Reportagem.É um tipo de matéria similar as notícias, mas com uma extensão e profundidade de investigação superior a estas, presentes constantemente nas revistas.
A Entrevista.
É a interação entre os interlocutores, entrevistador e entrevistado.
O Artigo de opinião.
Como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. Aleitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo o tipo de leitor.
Carta ao leitor.
O trabalho com esse gênero revela características lingüísticas e gramaticais que servem para modernizar a didática do ensino de linguagem, atingindo um resultado satisfatório em que se percebe que a leitura e a conseqüente produção do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS LEITURAE PRODU O DE TEXTOS
  • produção de texto
  • Produção de texto
  • Produçao de texto
  • Produção de texto
  • PRODUÇAO DE TEXTO
  • Produção de texto
  • Produção de textos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!