LEITURACOMPLEMENTAR

1617 palavras 7 páginas
MÓDULO 2 - SOCIOLOGIA
RELAÇÕES ENTRE INDIVIDUOS E SOCIEDADE

DA SOCIALIZAÇÃO À ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Socialização - é o processo através do qual indivíduos são preparados para participar de sistemas sociais (entendido como um conjunto interdependente de elementos culturais e estruturais que podem ser considerados uma unidade, cujos arranjos são objetos importantes da sociologia). É o ato de transmitir, de inculcar na mente do indivíduo os padrões culturais da sociedade; pela socialização o indivíduo, naturalmente social, se torna sociável. Embora seja mais comumente associada ao desenvolvimento de criança, a socialização é um processo de vida inteira que ocorre à medida que pessoas adquirem novos papéis e se ajustam á perda de outros mais antigos. Quando casam, por exemplo, indivíduos passam por um longo período de socialização, como acontece mais uma vez, quando têm filhos.

Organização - Chamamos organização os padrões que se desenvolvem entre as pessoas ao longo do tempo. Os sociólogos estudam esses padrões, o modo como são criados e como acabam influenciando, direcionando ou controlando os atores. Quase toda pessoa nasce em uma organização social, inserindo-se em seus padrões sem se dar conta de que pouco participaram de sua criação. Os indivíduos tornam-se parte da organização social e estão sujeitos a seus padrões.

A organização começa com a ação social. A ação social, segundo Weber, ocorre quando o ator “orienta seus atos” para outras pessoas e, assim, é influenciado por elas. A chave para a ação social é atuar tendo outros em mente. Não se trata apenas de querermos impressionar uns aos outros - embora isso faça parte -também estamos tentando influenciar uns aos outros, e o que fazemos depende do que é apropriado na situação em que nos encontramos. Ação social, portanto, significa que nós, seres humanos, nos ajustamos de situação para situação - não drasticamente, talvez, mas mesmo assim mudamos para nos ajustar. Toda comunicação intencional é ação social,

Relacionados

  • SEMIN RIO II
    364 palavras | 2 páginas
  • Psicologias
    118649 palavras | 475 páginas