Leitura E Produ O Escrita Na Sala De Aula 338731

Páginas: 14 (3499 palavras) Publicado: 21 de maio de 2015
ELIANE DE FIGUEIREDO DORNELAS BORBA



















LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NA SALA DE AULA:
Prática Significativa e Prazerosa para a construção de leitores e escritores
























DIVINO –MG
2013

ELIANE DE FIGUEIREDO DORNELAS BORBA















LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NA SALA DE AULA:
Prática Significativa e Prazerosa para a construção de leitores e escritoresArtigo apresentado a UNICID como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em PED - ALFABETIZAÇÃO – EAD pela Universidade Cidade de São Paulo. Brasil. E-mail: elianedornelasmg@gmail.com

Orientadora: Profª Leociléa Aparecida Vieira













DIVINO-MG
2013




RESUMO


Este projeto analisará como o trabalho do professor pode contribuir para desenvolver no aluno as habilidadese o gosto pela leitura e escrita. Além do estudo de pesquisas e teorias atuais este projeto se fundamentará nos trabalhos realizados diariamente na sala de aula e pela reflexão crítica dos processos de aquisição das linguagens oral e escrita. Para alcançarmos um ensino de qualidade devemos proporcionar aos alunos uma boa bagagem de leitura, para que além de obterem conhecimento, desenvolverem umpotencial crítico, para questionar, duvidar, argumentar e com isso saberem mais e terem condições de expor opiniões sem medo, e acima de tudo interpretar o mundo.


PALAVRAS-CHAVE: LEITURA, ESCRITA, PRODUÇÃO, APRENDIZAGEM.


1 INTRODUÇÃO

Considerando que os seres humanos desde que nascem estão inseridos no mundo da linguagem, percebemos que o domínio da língua é condição básica para o exercícioda cidadania. Apesar disso, constantemente ouvimos e fazemos reclamações sobre a falta de domínio da leitura e da grande dificuldade que os alunos apresentam para argumentar, formular ideias, conceitos e emitir opiniões próprias. Uma grande parte da população brasileira possui uma relação negativa com a leitura e a escrita. Na maioria das vezes a culpa desta dificuldade é atribuída aos própriosalunos, ao seu ambiente social ou a algum tipo de deficiência da criança. Até que ponto o trabalho do professor em sala de aula promove a formação de verdadeiros leitores e escritores? Que procedimentos são adotados para desenvolver o gosto pela leitura e produção textual?
Através de pesquisas e com o surgimento de novas teorias nos dias atuais, percebemos a escola como um lugar onde cria-secondições para que o aluno se desenvolva e aperfeiçoe, de forma progressiva, contínua e integrada o uso da língua. Partindo desses pressupostos, este projeto de pesquisa se propõe analisar o trabalho de leitura e produção escrita realizado em sala de aula pelo professor, definindo que atividades propiciam aos alunos momentos de prazer e alegria, enquanto leem ou produzem textos e quais procedimentos são edevem ser empregados para desenvolver nos alunos o interesse pelas atividades pedagógicas, fazendo com que adquiram o gosto e o prazer pela leitura e pela escrita.
Fundamentado na concepção construtivivista-interacionista, denominada por alguns autores de sociointeracionista, e através de uma metodologia descritiva utilizada com abordagem qualitativa, este trabalho oportunizará o aprofundamentodos conhecimentos acerca de aspectos relacionados a aquisição das linguagens oral e escrita e seus possíveis problemas.
Partindo da realidade sócio cultural dos educandos em relação ao processo ensino e aprendizagem, acompanhando o planejamento dos professores regentes, coletando e analisando os textos utilizados em sala de aula, o presente trabalho objetiva conhecer e promover a reflexão críticado processo de aquisição das linguagens oral e escrita, discutir as estratégias,os recursos e procedimentos que de fato favoreçam a formação do leitor e do escritor, contribuindo para a construção de propostas e práticas significativas, prazerosas e desafiadoras que resultem no domínio de tais habilidades.

Ler foneticamente DicionáVer dicionário detalhado
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A ação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Niveis de leitura e escrita em sala de aula
  • Análise da prática de leitura e escrita em sala de aula
  • Desenvolvendo habilidades: a prática da leitura e da escrita em sala de aula.
  • Práticas de leitura em sala de aula
  • LEITURA EM SALA DE AULA
  • Dificuldade de leitura em sala de aula
  • leitura e prática em sala de aula
  • A leitura na sala de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!