Leitura e produção de textos

Páginas: 11 (2720 palavras) Publicado: 18 de junho de 2011
[pic]

Universidade Anhanguera

Profa: Adriana Amaral Flores

Alunos:

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

LER E COMPREENDER OS SENTIDOS DOS TEXTOS

MACAÉ

RJ

Universidade Anhanguera - Pólo Macaé/RJ

Leitura e Produção de Textos

Profa. Adriana Amaral Flores

Alunos:

LEITURA E OSSENTIDOS DO TEXTO

Por vezes ouvimos o quão é importante ler e escrever. Sabemos também que o homem se torna livre por meio da palavra, seja ela de que forma for. E é através da escola, que crianças e jovens, começam a interagir com o universo das letras, descobrindo um mundo novo e cheio de oportunidades.

Quando lemos ativamos nosso conhecimento, e buscamos antecipar os acontecimentos dotexto, baseando-nos em nossa história e vivência, que responderão aos questionamentos feitos durante a leitura.

Concepção de leitura

A concepção de leitura decorre do que concebemos como: sujeito, língua, texto e sentido.

Diante disso temos:

Foco no autor

Segundo Koch (2002): a concepção da língua como representação do pensamento corresponde a do sujeito psicológico, individual, donode sua vontade e de suas ações.

A leitura é simplesmente uma captação das idéias do autor, não se levando em conta as experiências e vivências dos leitores. O foco é o autor e suas intenções, fazendo com que o leitor exerça um papel de passividade.

Foco no texto

Nesta concepção, cabe ao leitor o simples entendimento dos códigos utilizados e estrutura do texto. É uma leitura que exige doleitor foco no texto, uma vez que “tudo está dito no dito”.

Foco na interação autor-texto-leitor

O sentido do texto é construído na interação entre o texto e o leitor. A leitura é interativa, pois, faz uso do prévio conhecimento do leitor sobre o tema, autor, códigos utilizados e outros conhecimentos pré-existentes.

Estratégias de leitura

Refere-se ao conhecimento prévio que temos dotema, autor, gênero do texto, sobre o portador onde foi publicado o texto (jornal, revista, panfletos, etc.), que nos ajudam a compreendê-lo e interagir com ele, de forma a processarmos, criticarmos e avaliarmos as informações apresentadas, agindo estrategicamente, nos permitindo dirigir e autorregular nosso processo de leitura.

Leitura e a produção de sentidos

Quando consideramos o leitor eseus conhecimentos, percebemos que esses conhecimentos (lingüístico, o textual e o de mundo, ou enciclopédico) são diferentes de um leitor para o outro, o que nos obriga a entender que um mesmo texto possui sentidos diferentes, dependendo de quem o lê, o texto que para uma pessoa pode não haver o menor sentido para outro pode estar dizendo algo muito importante e para que isso ocorra deve a haverum conhecimento de leitura e interpretação.

Vejamos alguns exemplos de Gêneros textuais

REVISTA AVENTURAS NA HISTÓRIA

Em Brasília, 19 horas

Criado por Getúlio Vargas, A Voz do Brasil completa 75 anos
Álvaro Oppermann | 17/09/2010 05h17
Depois dos acordes de abertura da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, o locutor alagoano Luiz Jatobá inspirou, impostou a voz e ressoou: "Senhoresouvintes, muito boa noite". Na noite de 22 de julho de 1935, nascia o mais antigo programa da rádio brasileira, A Voz do Brasil. Criado pelo então presidente Getúlio Vargas, ele surgiu como Programa Nacional, foi rebatizado em 1938 para Hora do Brasil (quando a transmissão se tornou obrigatória) e, em 1962, ganhou, finalmente, o nome que permanece até hoje. Mas, apesar de manter à risca a trilha sonorae o horário fixo, o programa guarda muito pouco do formato idealizado por Vargas. 

De início, esperava-se que, além de notícias sobre o poder executivo (só em 1962 incluiria o legislativo), também fomentasse a devoção cívica e o gosto pela boa música. Na grade de programação, havia peças de radioteatro sobre momentos relevantes da história brasileira, como a abolição da escravatura e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto
  • Leitura e Produção de TEXTO
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • leitura e produção de texto-uniderp
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura e produção de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!